Viva e Deixe Viver promove live sobre ciência e contação de histórias

Na quinta-feira (24), às 19h, a Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização da sociedade civil (OSC) que congrega 1,3 mil voluntários responsáveis por contar histórias em 85 hospitais do país, realizará a live ‘A ciência da contação de histórias: por que amamos tanto ouvir histórias?’. O fundador da Viva, Valdir Cimino, conversará com o pesquisador da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dr. Guilherme Brockington, sobre os impactos positivos da contação de histórias na saúde de pacientes hospitalizados.

Dr. Guilherme foi um dos responsáveis por um estudo científico realizado pela UFABC, em parceria com a Viva e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), que evidenciou, de forma inédita, que o ato de contar histórias é capaz de trazer benefícios fisiológicos e emocionais para crianças que se encontram em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A descoberta foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences, periódico científico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

“Qual é o poder da contação de histórias e do lúdico criativo em crianças hospitalizadas e em UTIs? E como essas histórias efetivamente melhoram a saúde e as circunstâncias físicas, emocionais e mentais dessas crianças? A Viva se dedica em demonstrar essas respostas em tantos patamares quanto possível: na imaginação pura, estimulando o tempo do brincar e do era uma vez; no emocional, levando afeto, empatia, diálogo e compreensão, e no corpo físico, quando pesquisas demonstram efeitos orgânicos e hormonais contribuindo para o bem-estar, recuperação mais rápida, diminuição de medicamentos, entre outros”, comenta o fundador da Viva, Valdir Cimino.

Transportando o olhar para o contexto de pandemia, Dr. Guilherme lembra que “a prática da contação de histórias por pais, parentes e amigos pode ser uma maneira simples e efetiva de melhorar o bem-estar da criança e é uma atividade acessível para todas as famílias”.

A live será transmitida no link www.youtube.com/user/associacaoviva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.