Com fachadas iluminadas, Hospital São Camilo adere ao Dezembro Laranja

315

A rede de Hospitais São Camilo de São Paulo participa da campanha Dezembro Laranja iluminando as fachadas das suas Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga para chamar a atenção da população sobre riscos e cuidados para evitar o câncer de pele, o que mais atinge as pessoas no mundo.

Durante todo o mês, a Instituição compartilhará conteúdos em suas redes sociais sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamentos da doença. Também serão realizadas ações através dos canais internos, para reforçar informações aos colaboradores da rede.

O câncer de pele é o tipo que mais acomete pessoas no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a doença corresponde a cerca de 30% dos casos de tumores malignos diagnosticados no país.

Segundo a Dra. Ana Célia Xavier, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, campanhas de prevenção e conscientização como esta são fundamentais para ampliar o alcance à informação e alertar a população sobre os riscos da doença.

Câncer de pele

O câncer de pele pode ser de dois tipos: o melanoma, considerado mais grave; e o não melanoma, quadro com maiores chances de cura.

A doença ocorre quando há um crescimento descontrolado das células que compõem a pele. A pele é formada por várias camadas, com tipos celulares diversos. O nome do câncer é dado pela característica histológica da célula.

“A principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos é a radiação ultravioleta, e a maioria dos casos é associado á exposição excessiva ao sol ou câmaras de bronzeamento”, afirma a dermatologista da Rede.

Ela explica que as principais áreas do corpo que são atingidas pelo câncer são as que ficam mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. “Recomendamos, para a prevenção, que o paciente evite ao máximo a exposição solar sem o uso de fotoprotetores”.

Além disso, é preciso estar atento aos sinais para obter um diagnóstico precoce. Entre os sintomas, são alertas manchas que coçam, sangram, não cicatrizam ou que mudem sua forma, tamanho e cor.

Deixe seu comentário