Hospital São Lucas é escolhido para testar vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul

46
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), em Porto Alegre (RS), foi um dos selecionados pelo Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e produção de imunobiológicos do mundo, para realização dos testes clínicos da vacina Coronavac, sendo o único no Rio Grande do Sul. Para o Diretor Geral do HSL, Leandro Firme “é uma grande honra ter a possibilidade de fazer parte de um movimento histórico, junto a outros hospitais e centros de pesquisa de referência no Brasil e no mundo, na busca da vacina efetiva e segura contra a Covid-19″.

O líder do projeto e Chefe de serviço de Infectologia do hospital, Fabiano Ramos, ressalta que os pesquisadores do HSL estão preparados para conduzir os estudos voltados à população do Rio Grande do Sul. “Estamos otimistas e não vamos medir esforços para alcançarmos os resultados necessários”, afirma Ramos.

O Centro de Pesquisa Clínica do HSL (CPC) integra mais de 30 investigadores dedicados a descobertas de novos medicamentos. O centro é especializado na condução de rigorosos testes, chamados de ensaios clínicos, utilizados para validar a eficácia e segurança de novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos antes que cheguem ao mercado. Atualmente, são mais de 200 estudos em andamento.

O HSL já iniciou o processo de trâmites legais de contrato e encaminhou o projeto de pesquisa para o comitê de ética. Em paralelo, o HSL já organiza a sua equipe multidisciplinar, que deve ser ampliada, bem como a preparação de um ambiente especial para atender estes testes clínicos em seu CPC. O hospital ainda aguarda os desdobramentos e orientações do Instituto Butantan para realização das testagens da vacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

16 − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.