Como a temperatura de cor de fonte luminosa pode influenciar na precisão do diagnóstico?

“Temperatura de cor” é um termo bastante utilizado em física termológica, parte da física que estuda os fenômenos relacionados ao calor e à temperatura. Estes estudos permitiram criar uma escala para referência que é utilizada amplamente em diversas áreas ao definir a temperatura que um corpo negro irradia conforme é aquecido. Trata-se da aparência da cor produzida por uma fonte de iluminação em que a grandeza é medida pela escala Kelvin (k). Quanto menor a grandeza, mais amarelada a luz se apresenta, o que é comumente denominado como “cor quente”. E quanto maior na escala, o resultado são “cores frias” e azuladas.

No período escolar aprendemos que a luz branca é obtida como resultado da soma de outras cores fundamentais e que os objetos, quando iluminados, refletem as cores que vemos e absorvem todas as outras obedecendo a chamada síntese subtrativa, em que a cor final percebida é obtida a partir da subtração da radiação (coloração) absorvida à radiação incidente.

Sendo assim, quando o assunto são aparelhos médicos, a preservação da cor natural do campo é ainda mais importante.

LED e LEDHQ

Em qualquer exame médico, o mais importante é obter um diagnóstico a prova de qualquer dúvida, de forma breve e com a maior precisão possível. E isso só pode ser alcançado com a melhor iluminação possível. É verdade que os LEDs estão se tornando cada vez mais prevalentes, mas nem todos os LEDs são iguais.

A Heine, marca alemã renomada mundialmente, seleciona e monta seus aparelhos com componentes da mais alta qualidade e os denomina como LEDHQ. São fotóforos, otoscópios, luminárias e loupe lights que fornecem luz homogênea e clara com reprodução fiel das cores para um diagnóstico preciso.

O novo padrão de iluminação estabelece que apenas o melhor é bom o suficiente, desde a seleção do material até o acabamento, da intensidade da luz até a possibilidade de escurecimento, do gerenciamento térmico até o índice de reprodução de cores mais alto possível. Assim, foram definidos três critérios.

  1. Iluminação

Os instrumentos Heine com LEDHQ foram projetados para fornecer a iluminação perfeita para cada caso. Dependendo do campo de aplicação, o aparelho já está predefinido ou seu brilho pode ser ajustado gradualmente.

Ao mesmo tempo, no LEDHQ a luz é homogênea e distribuída igualmente por todo o campo visual. O resultado é uma iluminação homogênea mesmo nas bordas mais externas, sem sombras ou reflexos irritantes, e sem manchas escuras ou brilhantes.

2. Reprodução fiel de cores

O índice de reprodução de cores (IRC) indica a precisão de uma reprodução de cores em relação à luz do dia. Quanto mais próximo esse valor estiver do máximo de 100, mais preciso é o sistema de iluminação. Isso significa que as cores são reproduzidas em seu estado natural. Vermelho é vermelho e azul é azul.

Os instrumentos Heine LEDHQ atingem valores IRC extraordinariamente altos para garantir que o usuário veja as cores como elas são e obtenha diagnósticos totalmente confiáveis ​​e precisos.

3. Durabilidade

Graças a um gerenciamento térmico especial alcançado com o uso de materiais específicos como cerâmica, filmes com condutividade térmica e corpo de resfriamento de alumínio, o LEDHQ sempre opera dentro de uma faixa de temperatura ideal. Isso garante um bom desempenho homogêneo e vida útil virtualmente ilimitada.

Assim, os instrumentos com LEDHQ praticamente não requerem manutenção, já que não necessitam de mudança de fonte de luz. Além disso, a eficiência do LEDHQ e seu baixo consumo prolongam a duração de sua operação e a vida útil das baterias, contribuindo também com o equilíbrio ecológico, o que evidencia a importância da sustentabilidade no desenvolvimento dos instrumentos.

Há 70 anos primando pela qualidade de seus instrumentos, a Heine tem como representante exclusivo no Brasil a EFE Cons. & Imp., empresa que há 36 anos distribui ao mercado de todo o país aparelhos com assistência técnica e garantia de peças originais.

Tel: (81) 4009-9900

E-mail: vendas@efe.com.br

Site: www.efe.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.