Os hospitais são entidades fundamentais para funcionamento de uma sociedade e dificilmente param de funcionar. Além disso eles precisam de cuidados especiais na hora de sua construção, manutenção e reforma, pois são áreas voltadas a tratamento de doentes e não pode haver contagio de um paciente para outro. Por isso, na hora de fazer reformas em hospitais cuidados diferenciados são necessários para não haver problemas durante e depois da obra.
Como hospitais são lugares onde as pessoas são tratadas de doenças e muitas vezes são internadas, o ambiente deve ser humanizado e pensado para as pessoas. Para isso deve ser pensado em um ambiente aconchegante para o paciente, onde ele se sinta confortável e seguro. Com isso a pessoa se sentira mais à vontade até o momento da alta.
Falando de hospitais, a limpeza deve ser pensada em cada instante do projeto, desde a higiene durante a obra até sua conclusão. Já na etapa do projeto deve ser pensado em como será a higienização e desinfecção do local, pois há contato com doenças e com pessoas doentes. Hoje já existem diferentes formas de descontaminação, como por exemplo os métodos sem toque (No-touch), que tornam o ambiente mais seguro para pacientes e visitantes.
Outra coisa a ser pensada ainda na etapa do projeto é a organização, já que os processos que ocorrem no hospital não podem parar e seu funcionamento tem de continuar. Por isso é importante organizar com antecedência o horário em que será possível trabalhar na obra, o volume de barulho permitido e as áreas que serão fechadas para a execução. Assim não haverá nenhum incomodo para as partes envolvidas no projeto, desde funcionários até pacientes.
Nas obras em hospitais o foco sempre será as pessoas, desde o projeto arquitetônico até a execução, evitando incomodar os doentes e quem esta lutando para salvar essa vida, já que o objetivo é justamente ajudar essas pessoas da melhor forma.