A cidade de São Paulo será sede do Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE, em 3 e 4 de abril. Enfermeiros, técnicos, auxiliares e enfermeiros obstetras terão a oportunidade de refinar o conhecimento científico e também as habilidades práticas com os principais especialistas do Brasil das mais diversas áreas de atuação, evoluindo, valorizando-se e simultaneamente qualificando a assistência em saúde.
O CONDEPE 2018 acontecerá no Transamérica Expo Center, uma referência em eventos no Brasil e no mundo. De acordo com a Enf. Ms. Ana Lygia Pires Melaragno, especialista em oncologia, Presidente do Comitê de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE e Diretora do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais da ABEN-SP, este será um momento importante para a capacitação de profissionais sobre os sinais e sintomas do câncer na infância. Durante as consulta de enfermagem os enfermeiros devem estar preparados para identificar estes sinais, acionar o atendimento da equipe interdisciplinar e agilizar os encaminhamentos dos casos suspeitos. Estas medidas contribuirão para a melhoria das chances de cura e consequentemente das curvas de sobrevida das crianças brasileiras.
Atualmente, nos países desenvolvidos, as taxas de cura superam 70%. No Brasil atingimos 60%, índice que com certeza pode melhorar com conhecimento científico capaz de diminuir os diagnósticos tardios.
“Embora as famílias levem os filhos aos serviços de saúde, há profissionais ainda não capacitados adequadamente para o diagnóstico. As chances de cura de uma criança estão relacionadas à identificação precoce e ao atendimento adequado”, acrescenta.
“A programação científica construída pelas sociedades de especialistas será um importante diferencial. As instituições, cujos profissionais participarem deste evento poderão identificar impacto na melhoria da qualidade da assistência oferecida. Os profissionais capacitados e motivados melhoram a sua produtividade”.
“Também serão abordados os cuidados à criança com câncer durante o tratamento, que dependendo da doença leva de seis meses a dois anos e meio. A enfermagem tem relevante atuação na administração de medicamentos, realização de cuidados, acolhimento dos familiares, ações educacionais, enfim um conjunto de procedimentos essenciais à assistência de qualidade”, explica a Enf. Ms. Ana Lygia.
Assuntos relacionados à oncologia, gerenciamento, genética, cardiologia, estomas, dermatologia, entre outros, enriquecerão a programação.
Informações: (11) 5643-3035, condepe@transamerica.com.br, www.condepe2018.com.br