Congresso de Fonoaudiologia: desafios da ciência e do atendimento no cenário pós-Covid-19

Apesar dos avanços no combate à Covid-19, ainda são muitos os impactos presentes na saúde e na educação da população brasileira. A necessidade de aceleração no desenvolvimento de estudos e das terapias de reabilitação de pacientes com sequelas incapacitantes, assim como o suporte às políticas públicas, imprimiram novas dinâmicas para profissionais e toda a cadeia de atendimento. Um cenário tão importante que ganhou foco na programação do XXIX Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia, que acontece entre os dias 13 e 16 de outubro.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o evento é o maior encontro da Fonoaudiologia da América Latina, contando com mais de 100 atividades, ministradas por 400 palestrantes em formato on-line, nos segmentos da Linguagem, Voz, Audição e Equilíbrio, Motricidade Orofacial, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional e Saúde Coletiva.

A Covid-19 e as contribuições da Fonoaudiologia

Os problemas de saúde e da comunicação causados pelo novo Coronavírus ao longo de mais de um ano e sete meses, como danos às cordas vocais, perdas auditivas, alterações na cognição, olfato, paladar, deglutição, desenvolvimento da linguagem infantil, além da infraestrutura do SUS, do teleatendimento, da defasagem da aprendizagem e da formação em saúde à distância, também estarão entre alguns dos assuntos que guiarão as discussões de casos, talk-shows e atividades ‘Como eu faço’ durante o Congresso.

“Todos fomos afetados de diversas formas pela Covid-19, e enquanto profissionais da saúde e da educação, tivemos que nos reorganizar para viabilizar estudos científicos em tempo recorde, assim como para conduzir diagnósticos e terapias de atendimento, entre outras questões. Por isso, a importância de trazer este cenário de aprendizados ao Congresso, para o melhor preparo das nossas necessidades e da população”, esclarece o presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Dr. Leonardo Lopes.

Atenção à Gagueira e Conscientização da Comunicação Suplementar Alternativa também ganham destaque no evento

Durante o mês de outubro são celebradas duas datas especiais para a Fonoaudiologia e a população, que contarão com campanhas da SBFa inseridas no Congresso: o Dia Internacional de Atenção à Gagueira e o Mês de Conscientização da Comunicação Suplementar Alternativa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência, aproximadamente 10 milhões de brasileiros gaguejam, sendo 2 milhões deles de forma crônica, para os quais a SBFa atua para expandir o conhecimento sobre o tema, apresentando um paralelo do impacto do transtorno e seus conceitos no passado com o entendimento atual, baseado em estudos recentes.

A Comunicação Suplementar Alternativa, por sua vez, atua para garantir que indivíduos com dificuldades para se expressar pela fala, possam se comunicar por outros meios, como gestos, expressões faciais, pranchas de comunicação, entre outros. O conhecimento nessa área se faz cada dia mais necessário para que todas as pessoas possam ser integradas ao meio social e ter mais qualidade de vida.

Alguns dos temas das campanhas estarão inseridas no #CongressoSBFa em debates como:

  • Comunicação Alternativa na escola: formação de parceiros de comunicação
  • O uso da comunicação suplementar e alternativa no cuidado integral ao paciente com Covid-19 – resultados de uma grande ação na rede SUS
  • Fluência leitora em tempos de Covid-19: análise longitudinal e transversal
  • Relação e influência do mundo virtual na qualidade de vida de idosos
  • Lepic: aplicativo para monitoramento da fluência leitora
  • A eficácia de três abordagens terapêuticas em adultos com gagueira
  • Projeto expressões de cuidado: estratégias de comunicação alternativa para o paciente hospitalizado no contexto pandêmico atual

Com a proposta de promover o aprimoramento da Fonoaudiologia para todos os profissionais do seu meio, a SBFa também amplia o acesso e a qualidade do atendimento da população, em todos os ciclos da vida e em todas as frentes que permitam melhorar a sua comunicação.

Informações e inscrições: www.sbfa.org.br/congressosbfa2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.