Congresso reunirá profissionais da área da saúde para discutir as relações cérebro-intestino

As relações entre o cérebro e o intestino são alvo de estudo desde 1765, quando o físico escocês Robert Whytt desenvolveu o conceito de ‘simpatia nervosa’ para definir as conexões entre os órgãos. Com o objetivo de discutir o assunto, o 1º GUTBRAIN traz o tema relação cérebro-intestino que, como afirma Laís Murta, nutricionista e uma das organizadoras do evento: “esses sistemas interagem entre si e coordenam a fisiologia e o comportamento na saúde e na doença.” A importância da temática é tal que doenças fisiológicas, psiquiátricas e psicológicas podem estar associadas a este eixo.

O 1º GUTBRAIN Congress acontecerá no formato híbrido. No dia 5 de maio será somente online, mas de 6 a 8 de maio terá aulas online e presenciais, no Centro de Exposições Frei Caneca – 6º andar, em São Paulo, capital. São esperados mais de 1.200 especialistas no evento.

“O desequilíbrio da microbiota intestinal, normalmente, tem sido associado a condições gastrointestinais, como doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável, além de manifestações sistêmicas mais amplas de doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e atopia”, explica ela. Já quanto as doenças psiquiátricas e psicológicas, podemos citar: estresse, ansiedade, depressão, declínio cognitivo, esquizofrenia, transtorno bipolar e autismo. O tema vem sendo estudado desde 1765, pelo físico escocês Robert Whytt que desenvolveu o conceito de ‘simpatia nervosa’ para descrever os mecanismos que ele acreditava conectarem os órgãos internos do corpo. Whytt observou que o intestino possuía um suprimento abundante de terminações nervosas que distribuíam “energia nervosa” por todo o corpo.

De lá para cá, os estudos só evoluíram, unindo profissionais de diversas áreas: nutricionistas, psiquiatras, nutrólogos, endocrinologias, gastrônomos, neurologistas, bioquímicos e a lista só cresce. Para compor o GUTBRAIN, palestras e mesas-redondas foram preparadas com o intuito de explanar sobre diferentes âmbitos desta temática.

Informações: www.gutbraincongress.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.