Coral celebra a reabilitação da voz em pacientes que perderam as cordas vocais

576

Se na composição de um coral as vozes são classificadas de acordo com a extensão de notas que cada componente consegue emitir, do mais grave ao mais agudo, para os membros do Coral Sua Voz a classificação é outra: vale aqui a diversidade vocal e a celebração da capacidade de voltar a se expressar.

Formado por pacientes que passaram por cirurgia de laringectomia e que fazem uso de prótese para a emissão de sons que simulam as cordas vocais, o Coral foi criado pela equipe de Fonoaudiologia do A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo (SP), e no mês que homenageia o laringectomizado homenageia o grupo com um vídeo mostrando o impacto da atividade terapêutica no processo de retomada de suas vidas: com a reabilitação surge a possibilidade não somente de voltar a falar, mas também de cantar, viajar, estudar ou mesmo pular de paraquedas!

Com o depoimento de quatro integrantes do Coral, o vídeo já circula na web e pode ser visto neste link:

Mostra como funciona a rede de cuidados ao paciente que perdeu as cordas vocais devido a cirurgias para o tratamento do câncer na região do pescoço, em serviços que incluem  Educação (suporte de informação), rodas de conversa e grupo virtual (suporte socioemocional) e canto (suporte vocal).

O programa abrange desde a prevenção e detecção precoce do câncer de laringe até a reabilitação e os resultados no processo de reabilitação revelam que cantar trouxe para seus participantes alegria, a capacidade de se comunicar, a inauguração de um novo mundo.

O Sua Voz não é um programa exclusivo dos pacientes atendidos no A.C.Camargo e sim voltado a todos os submetidos à laringectomia parcial ou completa, estando ou não em tratamento em outra instituição.

Informações: www.accamargo.org.br/sua-voz