A Afya Educacional, grupo de educação médica, tem um sólido compromisso em acompanhar os médicos durante toda a sua formação e capacitar profissionais da saúde, utilizando educação e tecnologia. Como parte dos esforços no combater a pandemia, a empresa vai disponibilizar, a partir de 7 de abril, um curso de condutas para emergências em COVID-19, com foco em ventilação mecânica, emergências respiratórias e diagnóstico por imagem, 100% gratuito, por meio do aplicativo da empresa. O objetivo é que médicos e residentes que estejam trabalhando na linha de frente do atendimento aos pacientes do novo coronavírus possam acessar os conteúdos estrategicamente dos ambientes hospitalares.
As aulas serão ministradas por dois pneumologistas e um cardiologista do corpo de médicos docentes da Afya, além de especialistas convidados. O curso abordará os seguintes temas: cuidados na ventilação mecânica, tomografia de pacientes com COVID-19; abordagem da via aérea; ventilação mecânica invasiva, entre outros.
O curso conta com videoaulas, que trazem simulações, demonstrações de procedimentos e esquemas com o objetivo de realmente capacitar médicos sem especialização em pneumologia ou emergências clínicas e alunos de medicina a conseguirem fazer o atendimento de pacientes em situação grave pela contaminação do COVID-19. Os participantes terão acesso também a resumos em textos dos procedimentos e condutas e poderão realizar exercícios para fixação dos conhecimentos. Aulas ao vivo ocorrerão periodicamente trazendo novas condutas, atualizações e discussões de casos, compartilhando conhecimento com rapidez.
“A Afya tem grande expertise no uso de tecnologias e ferramentas que promovem a aprendizagem de maneira virtual. Decidimos colocar nossa experiência em favor da sociedade, especialmente dos médicos, que nesse momento precisam estar preparados para tratar pacientes já diagnosticados com a COVID-19 da melhor maneira possível”, afirma Julio De Angeli, VP de Inovação e Educação Continuada da Afya.
Para participar, os hospitais interessados devem entrar em contato com a Afya, por meio do site www.afya.com.br/emergenciasmedicas.