Covid-19: Centro Integrado de Pesquisas do HB é inspecionado pelo FDA por recorde mundial em recrutamento e tratamento de pacientes

O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP) foi inspecionado por agente do FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos no último dia 22 de agosto por recorde mundial no recrutamento e tratamento de pacientes no estudo multicêntrico VERU para Covid-19. O centro de pesquisa do HB foi o 1º do Brasil e único da América Latina a ser avaliado pelo FDA e aprovado sem inconformidades.

No dia 5 de setembro, médicos, pesquisadores e equipe multidisciplinar do CIP realizaram uma solenidade para parabenizar os profissionais da instituição envolvidos no estudo, pelo resultado final da inspeção do órgão americano que não encontrou nenhuma inadequação no CIP e HB.

O estudo VERU é um estudo multicêntrico, randomizado, controlado por placebo, de eficácia e segurança do VERU-111 para o tratamento de Covid-19. Os participantes do estudo receberam 9mg de VERU-111 ou placebo correspondente por via oral ou através de sonda nasogástrica diariamente por até 21 dias ou até que o indivíduo recebesse alta do hospital, o que ocorresse primeiro e foram acompanhados por 60 dias.

“Esse medicamento mostrou dois efeitos positivos, antiviral e anti-inflamatório, que atenderam com eficácia as necessidades dos pacientes graves internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no HB durante o período mais crítico da pandemia. Como resultado, diminuiu a mortalidade dos pacientes com Coronavírus”, afirmou a pesquisadora principal do estudo VERU, Dra. Suzana Lobo.

Dra. Suzana Lobo agradeceu ainda o empenho dos profissionais envolvidos no estudo e aos pacientes voluntários da pesquisa. “Fica aqui o nosso agradecimento a todos por participarem do estudo de forma voluntária. Isso fortalece as nossas ações e reforça a confiança de toda comunidade no CIP”, ressaltou Dra. Suzana Lobo.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.