Covid-19 e a importância da terceira dose para gestantes: o que dizem os médicos

A observação de que gestantes e puérperas apresentam maior risco de desenvolver as formas grave da Covid-19 e, consequentemente, maior risco de morte materna foi a principal motivação para que a SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo) se posicionasse favorável a vacinação neste grupo de mulheres.

Neste momento, o maior número de casos graves de Covid-19 tem ocorrido em grávidas não vacinadas, particularmente no terceiro trimestre.

De acordo com os dados do Observatório Obstétrico Covid-19, até 29 de setembro mais de 700.000 gestantes receberam a primeira dose de vacina anti-Covid e 58% destas receberam a segunda dose. Embora muitas gestantes ainda não estejam completamente imunizadas, estes dados apontam uma importante redução nos casos de morte materna após o início da vacinação.

Diante da recomendação do Ministério da Saúde do Brasil para que seja oferecida a dose de reforço da vacina anti-Covid-19, em grupos como idosos e profissionais da saúde, no mínimo seis meses após a segunda dose da vacina, a SOGESP tem orientado os colegas ginecologistas e obstetras a recomendar que as gestantes e puérperas que receberam o esquema vacinal de duas doses, seja Coronavac ou Pfizer, recebam a dose de reforço seis meses após completar o esquema vacinal.

De acordo com publicação do Royal College of Obstetricians & Gynaecologists, de 16 de setembro de 2021, milhares de grávidas já foram vacinadas e estes imunobiológicos são eficientes e seguros.

Portanto, grávidas e puérperas devem receber o esquema vacinal completo para COVID-19 (duas doses) de Coronavac ou Pfizer, além da dose de reforço seis meses após a segunda dose do esquema vacinal.

Destacamos, também, que o Ministério orientou que outras vacinas como influenza, DTPa podem ser realizadas no mesmo momento da vacina anticovídica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.