Dia Mundial da Trombose: Prédio da FIESP exibirá projeção sobre conscientização da doença

Nesta quarta-feira (13) médicos, legisladores e outros profissionais da saúde de todo o mundo promovem o Dia Mundial da Trombose – uma campanha que tem como objetivo alertar a população sobre os perigos dos coágulos de sangue – atualmente, um problema de saúde global urgente e crescente. A campanha, promovida pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH, sigla em inglês), conecta e capacita mais de 3.000 organizações parceiras e indivíduos de mais de 120 países para unir forças na conscientização, tratamento e prevenção da doença.

Parceiro da campanha, o SESI-SP e a Fiesp irão auxiliar na divulgação dos perigos dessa doença, que mata uma em cada quatro pessoas no mundo, através de uma animação que será projetada em na Galeria de Arte Virtual do prédio da FIESP, na Avenida Paulista.

“É um privilégio ter a oportunidade de apoiar uma campanha tão linda em uma avenida que é o coração da cidade de São Paulo e poder conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde”, diz Luiz Filliettaz, gerente do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaude) da Fiesp.

A trombose, comumente conhecida como coágulos de sangue, pode ser responsável pelo desencadeamento de uma série de condições médicas potencialmente fatais, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e tromboembolismo venoso (TEV).

“O TEV ocorre quando um ou mais coágulos se formam em uma veia profunda, mais frequentemente na perna, e viajam pela circulação, podendo se alojar nos pulmões – condição conhecida como embolia pulmonar”, explica a Dra. Joyce Annichino, hematologista e professora do departamento de clínica médica da Unicamp.

Dia Mundial da Trombose

Lançado em 2014 e realizado anualmente em 13 de outubro, o Dia Mundial da Trombose visa aumentar a conscientização do público, de profissionais de saúde e dos sistemas de saúde sobre a trombose. Em última instância, o objetivo da campanha é reduzir as mortes e incapacidades desnecessárias por doenças tromboembólicas por meio de uma maior conscientização sobre suas causas, fatores de risco, sinais, sintomas, prevenção e tratamento com base em evidências.

O Dia Mundial da Trombose apoia a meta global da Assembleia Mundial da Saúde de reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025, bem como o Décimo Terceiro Programa Geral de Trabalho da Organização Mundial da Saúde 2019-2023, o Roteiro de Montevidéu 2018-2030 sobre as Doenças Não-Transmissíveis (DNTs) e a Declaração Política da Terceira Reunião de Alto Nível da UNGA sobre as DNTs.

Informações: www.worldthrombosisday.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.