De Shakespeare ao novo Coronavírus: como a literatura das pandemias de séculos passados pode nortear reflexões atuais?

98

A pandemia pelo SARS-CoV-2 que, atualmente, está no dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo, além de foco em várias instituições mundiais, apresenta ainda grandes desafios tanto para comunidades médica e científica, como para a sociedade. Estudar o passado, através da literatura, que retratou grandes mazelas da humanidade, para entender o presente é o tema central de live nesta quinta-feira (16).

Intitulada “A pandemia e a literatura”, o evento é uma realização conjunta das Academias Nacional de Medicina (ANM), Brasileira de Ciências (ABC) e de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) e abordará algumas obras inspiradoras.

“Romeu e Julieta”, de William Shakespeare; “A peste”, de Albert Camus; “A montanha mágica”, escrita por Thomas Mann; “Ensaio sobre a cegueira”, clássico de José Saramago; “Moby Dick”, de Herman Melville; “Chão de Ferro”, do brasileiro Pedro Nava; e “Decameron”, de Giovanni Boccaccio, serão algumas das obras comentadas por escritores e médicos durante o evento.

Organizado pelos acadêmicos da ANM, Gilberto Schwartsmann e Ricardo Lopes Cruz, também secretário geral, a live terá como convidados os membros da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Carneiro, Domício Proença e Nélida Piñon, além de médicos como Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, e os acadêmicos José de Jesus Camargo, pioneiro no transplante de pulmão na América Latina; José Osmar Medina Pestana, um dos líderes do maior programa de transplante de rim no mundo.

“A literatura é um marco na história que nos ajuda a interpretar o presente. Por isso, revisitar outras epidemias descritas por grandes escritores é motivo do nosso próximo debate”, enfatiza o presidente da ANM, Rubens Belfort Jr., que terá a companhia dos presidentes Luiz Davidovich, da ABC, e Acácio Lima, da ACFB.

Confira a programação completa: www.anm.org.br/conteudo_view.asp?id=3298

Sessão virtual da ANM – Simpósio: A pandemia e a literatura
Horário: das 15h às 17h e das 18h às 20h
Como participar: plataforma ZOOM Meetings ou pelo Facebook da Academia Nacional de Medicina – acknetworks.zoom.us/my/anmbr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.