Dia do Biomédico: profissão é uma das que mais oferecem especializações

34
Juliana Machado

Considerada uma das profissões mais abrangentes da área da saúde, a Biomedicina promove ciência e bem-estar para a população em geral. No dia 20 de novembro comemora-se o Dia do Biomédico.

“Essa é uma área muito importante, pois os profissionais que se formam podem cuidar da saúde da população tanto diretamente como indiretamente”, relata Juliana Machado, coordenadora dos cursos de pós-graduação de Biomedicina da Unyleya

Para quem não sabe, o biomédico é responsável pela identificação, classificação e estudo de microorganismos causadores de doenças. Ele também desenvolve soros, vacinas e reagentes, em análises físico-químicas e microbiológicas para verificar a qualidade e contaminação de alimentos, participa de pesquisas em todas as áreas da genética e de reprodução humana. Além disso, atua no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, no processamento de sangue e sua sorologia, realiza exames pré e pós-transfusionais e lida com a operação de equipamentos em tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia e radiologia médica.

A profissão de Biomedicina surgiu da necessidade de uma formação mais capacitada nas disciplinas básicas para os alunos de Medicina e Odontologia, e em 1979, criou-se através de decreto, o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais da profissão.

A coordenadora explica que para escolher atuar na profissão, é preciso, sobretudo, gostar de estudar, ter interesse pelo novo e buscar sempre se aprimorar, e que existem diversas habilitações em que o biomédico pode se especializar, entre elas: Acupuntura, Análises Ambientais, Análises Bromatológicas, Auditoria, Banco de Sangue, Biologia Molecular, Biomedicina Estética, Bioquímica, Citologia Oncótica, Docência e pesquisa (Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia), Farmacologia, Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico. Há ainda Genética, Gestão das Tecnologias de Saúde, Hematologia, Histotecnologia Clínica, Imagenologia, Imunologia, Informática de Saúde, Microbiologia, Microbiologia dos Alimentos, Monitoramento Neurofisológico Transoperatório, Parasitologia, Patologia Clínica (Análises Clínicas), Perfusão Extracorpórea, Práticas Integrativas e Complementares, Radiologia, Reprodução Humana, Sanitarista, Saúde Pública e Toxicologia.

O salário médio de um biomédico no Brasil está em torno de R$ 2.400,00 e R$ 2.600,00, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2019. Claro que o valor vai depender muito de qual área o profissional irá atuar.

Segundo Juliana, todas as áreas da Biomedicina que atuarem com tecnologia serão sempre requisitadas, tais como gestão, empreendedorismo e inovação, Diagnóstico Molecular e Bioinformática. Isso porque as novas demandas do século XXI exigem profissionais qualificados para pesquisas clínicas e diagnósticos complexos, que requerem a utilização de plataformas e bancos de dados gigantescos.

Ela aponta também para a Biomedicina estética, que é uma das áreas que será muito demandada e um dos motivos para a grande procura se deve principalmente à curva de envelhecimento da população e a busca cada vez maior por procedimentos estéticos e melhora na autoestima. O futuro para essa área também é promissor, por sempre haver muita inovação nos produtos e técnicas, despertando assim o interesse cada vez maior das pessoas.

Ainda de acordo com a coordenadora da Unyleya, o curso de Biomedicina Estética teve sua aprovação pelo Conselho Federal de Medicina em 2011 e desde lá só vem se fortalecendo. “O grande número de profissionais Biomédicos que procuram esse curso de pós-graduação pode ser pela melhora do salário e a possibilidade de atuar como autônomo”, revela.

Coordenadora dos cursos de pós-graduação de Biomedicina Estética, enfermagem estética, Farmácia estética, Saúde estética interdisciplinar e Gestão da qualidade em saúde – adm laboratorial, da Unyleya, Juliana Tironi Machado é Biomédica Esteta da Clínica Malinosk Vicaria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.