Estudo pode mudar políticas públicas sobre o rastreamento de câncer colorretal no Brasil

21

O Hospital de Amor, maior centro de atendimento oncológico da América Latina, é a única instituição brasileira que, atualmente, possui um programa ativo de rastreamento de câncer colorretal, apesar deste tipo de câncer ser o segundo mais incidente no país, tanto em homens, quanto em mulheres, segundo a última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A instituição acaba de publicar um artigo (cancerpreventionresearch.aacrjournals.org/content/early/2020/09/30/1940-6207.CAPR-20-0179.full-text.pdf) com dados de dois anos do programa, que mostra a importância do rastreamento para o diagnóstico precoce da doença, impactando diretamente em uma menor taxa de mortalidade.

O estudo sobre o assunto é inédito, visto que não há outro programa nesta linha no país, e deve servir de base também para a elaboração de políticas públicas de prevenção, como já existe para o câncer de mama e câncer de próstata, por exemplo.

A primeira autora do artigo, a Dra. Denise Peixoto Guimarães, explica que os estudos internacionais mostram que o câncer colorretal é altamente prevenível e com grandes chances de cura, quando diagnosticado precocemente, e que seu rastreamento é capaz de levar a uma redução de incidência e mortalidade, além de afetar o custo-efetivo com gastos de saúde pública. Os resultados do trabalho indicam, ainda, que com esse rastreamento organizado é possível e pode mudar o atual cenário de câncer no país. A pesquisa, que incluiu mais de 6 mil pacientes, mostrou que o rastreamento realizado pela instituição foi significativamente mais precoce que os descritos pelo INCA e pela FOSP. Atualmente, o programa atende por meio do Ambulatório de Prevenção localizado em Barretos/SP e das unidades móveis do HA, que atende 18 municípios da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.