Dia do Pediatra destaca importância do profissional no desenvolvimento de crianças e adolescentes

No dia 27 de julho é comemorado o Dia do Pediatra, em reconhecimento a estes profissionais que não somente se dedicam à saúde de crianças e adolescentes, como também ao acolhimento e orientação de pais e familiares. Escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910, a data marca a especialidade médica que cuida do ser humano em um dos ciclos mais importantes de vida, marcado pelo crescimento e desenvolvimento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, consultas regulares auxiliam a prevenir ou detectar precocemente algumas doenças, permitindo tratamentos adequados e com mais chances de plena recuperação.

Entre os atendimentos realizados pelo profissional estão crianças ou recém nascidos com doenças crônicas ou necessidades especiais, que muitas vezes são obrigados a permanecer por longos períodos em hospitais para acompanhamento.

Com a evolução dos equipamentos e materiais para o atendimento em home care, os pacientes de pediatria de baixa e média complexidade e em condições de estabilidade, já podem ser tratados em casa com segurança e qualidade.

Segundo a dra. Márcia Vlasman, pediatra da da Pronep Life Care, especialista no serviço de Atenção Domiciliar, no último ano houve um crescimento de 20% dos atendimentos da especialidade em home care.

“A opção de tratamento em casa vem se apresentando bastante eficaz, uma vez que traz mais conforto para o paciente e sua família, oferece atendimento individualizado e humanizado, melhora a qualidade de vida da criança, possibilita a redução dos riscos do ambiente hospitalar, além de auxiliar na liberação de leitos hospitalares, fato especialmente importante neste período de pandemia”, conclui a pediatra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.