Do jaleco ao palco: curso em SP prepara profissionais de saúde para palestras e congressos

Uma comunicação de qualidade traz credibilidade em qualquer área, sobretudo para quem trabalha com saúde. Além do atendimento em consultório, um profissional que fala bem diante da imprensa e nas redes sociais tem grandes chances de aumentar seu alcance e notoriedade. Visando esse nicho, o empresário Brunno Falcão desenvolveu um curso que simplifica a tarefa de falar em público e capacita nutricionistas e médicos para palestras, congressos e aulas. As inscrições estão abertas para a próxima turma, com aulas entre 8 e 10 de fevereiro, em São Paulo (SP).

O programa ‘Palestre-se | Você no Palco’ estreou em 2022 e, até então, já teve duas turmas. “Os profissionais de saúde se especializam com muito estudo e prática, mas uma oratória ruim pode prejudicar a credibilidade. No entanto, transmitir o conhecimento científico com clareza e segurança pode ser um desafio e tanto”, destaca o idealizador. Além da oratória, o curso trabalha questões como postura, posicionamento no palco, gestão do tempo, interface com a plateia e vários outros fatores que influenciam na comunicação com o público.

Pioneiro neste modelo de curso, Falcão identificou a necessidade de novas referências de palco por meio da alta demanda do mercado. “É muito mais que um curso, é uma imersão que une teoria e prática de forma completa e surpreendente, para que o profissional de saúde se sinta pronto para o palco, com clareza e simplicidade na mensagem”, compartilha o empresário, que também está à frente da plataforma Science Play. Ao todo, o programa tem quatro módulos de imersão prática. As vagas são limitadas.

“Eu vim atrás de técnicas e ganhei uma ressignificação completa da minha função como palestrante e até como ser humano”, comentou a médica dermatologista e nutróloga Tatiana Gabbi, uma das alunas que passaram pelo programa. “Todas as práticas são super congruentes, relevantes. Principalmente a de dicção que é uma coisa que eu acho que eu precisava muito. E a meditação, eu me conectei demais”, complementou a nutricionista Valentina Slaviero.

Medo com nome

Muito além de um nervosismo passageiro, o medo de falar em público pode atrapalhar diversos aspectos da vida, da socialização à comunicação profissional. Inclusive, como explica o psiquiatra Pedro Leopoldo, existe um nome específico para isso: glossofobia. O médico explica que vários fatores individuais podem levar a esse medo, desde traumas, fobias e questões culturais até disfunções neuropsicológicas.

O receio de cometer gafes ou demonstrar insegurança pode fazer as pessoas fugirem de determinadas situações para evitarem a exposição. Essas situações podem afetar até mesmo profissionais com grande domínio sobre determinados assuntos, a exemplo dos profissionais de saúde. Contudo, o problema pode ser resolvido com cursos de oratória, como indica o psiquiatra do Hospital Anchieta de Brasília.

“Profissionais da saúde também passam por isso quando precisam dar uma palestra ou uma entrevista. De modo geral, somos pouco treinados para falar em público, treinamos pouca oratória e a expressão de modo geral. O treino, a avaliação de profissionais especializados e cursos podem, sem dúvidas, ser uma forma de ajuda para perder o medo”, destaca Pedro Leopoldo.

Inscrições

Site e mais informações para aplicação na Palestre-se | Você no Palco neste link.

Redação

Redação

2 thoughts on “Do jaleco ao palco: curso em SP prepara profissionais de saúde para palestras e congressos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.