Doação de vegetais orgânicos garante alimentação saudável de colaboradores e pacientes do Hospital São Vicente

117

Por meio do projeto Inova na Horta, da Prefeitura Municipal de Jundiaí (SP), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu a doação de 20 kg das famosas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), ricas em vitaminas e muito procuradas para consumo. Na instituição, os vegetais foram utilizados pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), durante as refeições de colaboradores e pacientes.

As grandes vantagens desses alimentos são trazer uma maior diversidade de nutrientes para a alimentação dos consumidores. As PANCs abrangem desde plantas nativas e pouco usuais até exóticas ou silvestres com uso alimentício direto, na forma de fruto ou verdura, e indireto, amido, fécula ou óleo. Como são naturais, podem ser mais fáceis de cultivar, mais frescas e livre de agrotóxicos.

“Nós preparamos uma sopa com o feijão mangalô, que é uma espécie de feijão verde, semelhante à ervilha-torta e considerado uma PANC. É um vegetal que não faz parte do nosso dia a dia, mas é muito saudável, além de ser uma delícia. É muito bom conhecer novos alimentos e poder incluí-los no cardápio da instituição”, conta a coordenadora do SND, Thaís Freire.