Edição 90 – Revista Hospitais Brasil

Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
Nesta edição, a matéria principal não poderia ser diferente: “O que esperar para a Saúde nos próximos quatro anos?”. Ouvimos lideranças da área, que avaliaram a proposta de governo do novo presidente, revelaram as prioridades e suas expectativas. Também soubemos a opinião a respeito do já escolhido ministro da Saúde. As entidades do setor estão animadas. Acreditam que, de fato, haverá uma mudança positiva para o país. Em “Nosso Aplauso”, o foco são ações humanizadas na saúde. A ciência humanitária e as inovações em saúde do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) são destaque em “Tecnologia”. Também trazemos uma homenagem ao Dr. Roberto Kikawa, fundador do CIES, além de apresentarmos matéria sobre as vantagens da locação de equipamentos. Boas festas!
2023 começou com um novo governo e a primeira edição do ano da Revista HOSPITAIS BRASIL não poderia deixar de abordar quais devem ser as prioridades para a saúde nesse ciclo. Em uma matéria especial, representantes de diversas entidades da área apontam os temas que devem ganhar a atenção do governo para garantir a sustentabilidade do setor e o atendimento de qualidade à população. Outra pauta, focada em gestão, mostra como a pandemia intensificou a necessidade de implantação de políticas ESG em instituições de saúde.
Nesta edição, veja como a Covid-19 tem acelerado o uso da telemedicina e incrementado inovação em saúde no Brasil. Na sequência, apresentamos algumas soluções que vêm fazendo a diferença no tratamento, como sistema de filtragem de ar com luz UV-C germicida, swabs de fabricação nacional desenvolvidos especialmente para uso nasal e bolha de respiração individual controlada, que pode reduzir a inflamação pulmonar. Outra matéria relacionada envolve uma pesquisa que revela que cerca de 22,8 mil novos leitos de internação foram habilitados nos últimos meses pelo SUS em todo o Brasil para atender pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo Coronavírus. É a primeira vez, em pelo menos dez anos, que esse tipo de infraestrutura volta a aumentar, embora a tendência é que sejam desativados com o fim da pandemia. Já o artigo sobre recursos humanos leva o leitor a questionar o que impede que seu atendimento seja excelente. Mostramos também um lindo projeto que ajuda pais que perderam seus bebês a lidarem com o luto.