Edição 91 – Revista Hospitais Brasil
Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
Nesta edição, veja como a Covid-19 tem acelerado o uso da telemedicina e incrementado inovação em saúde no Brasil. Na sequência, apresentamos algumas soluções que vêm fazendo a diferença no tratamento, como sistema de filtragem de ar com luz UV-C germicida, swabs de fabricação nacional desenvolvidos especialmente para uso nasal e bolha de respiração individual controlada, que pode reduzir a inflamação pulmonar. Outra matéria relacionada envolve uma pesquisa que revela que cerca de 22,8 mil novos leitos de internação foram habilitados nos últimos meses pelo SUS em todo o Brasil para atender pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo Coronavírus. É a primeira vez, em pelo menos dez anos, que esse tipo de infraestrutura volta a aumentar, embora a tendência é que sejam desativados com o fim da pandemia. Já o artigo sobre recursos humanos leva o leitor a questionar o que impede que seu atendimento seja excelente. Mostramos também um lindo projeto que ajuda pais que perderam seus bebês a lidarem com o luto.
Florence Nightingale já dizia que o primeiro requisito em um hospital é não fazer ao enfermo nenhum dano. Pensando nisso, abordamos de forma ampla nessa edição os aspectos que tornam os estabelecimentos assistenciais de saúde saudáveis e sustentáveis, incluindo ações de higiene, conforto e sustentabilidade. Veja também, na mesma matéria, como escolher os equipamentos médicos levando em consideração, além do critério econômico, o lado socioambiental. Aproveite para conhecer o que cinco hospitais brasileiros vêm fazendo em prol da sustentabilidade e da redução de custos, explorando temas como consumo energético, disposição adequada de resíduos hospitalares, racionalização do uso da água e modernização das instalações prediais. Além disso, não podemos deixar de falar da polêmica a respeito da nova regulamentação da telemedicina. Confira, ainda, em “Opinião”, as perspectivas para o setor em 2019.
A 30ª edição da feira aconteceu de 20 a 23 de maio e trouxe resultados acima do esperado e impacto real no setor de saúde. Estandes e corredores movimentados, público qualificado, grandes volumes de negócios e conteúdo transformador.

