Em Porto Alegre, evento nacional busca aprofundar avanços para os idosos

Realizado em 2021, o Fórum Nacional das ILPIs Privadas levantou o debate sobre uma série de reivindicações de residenciais geriátricos, como a revisão de leis e políticas públicas para qualificar o cuidado da população que reside nesses locais. Apesar disso, ainda há necessidade de avançar em diferentes pontos junto aos governos e legislativos.

Para reforçar essas pautas, ocorre no dia 13 de maio, em Porto Alegre, a segunda edição do Fórum, promovido pelo Moderna Idade – Núcleo de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre). Ao longo de todo o dia, palestrantes nacionais discutirão diversos temas do dia a dia da gestão, qualificação e custeio das instituições de longa permanência para idosos.

Uma das preocupações do setor é o projeto de lei 2.564/2020, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece um piso nacional para os profissionais de enfermagem. “Essa é uma aflição dos residenciais, que trabalham com muitos técnicos de enfermagem. A valorização é necessária, mas o projeto, como está, sem indicar fonte de financiamento, impedirá que as empresas mantenham esses quadros”, alerta Marcos Cunha, coordenador do Moderna Idade.

Além disso, Marcos destaca ainda outras necessidades do setor, como a agilização dos licenciamentos, dedução no Imposto de Renda do custeio desses serviços e a possibilidade de acolher indivíduos com menos de 60 anos, como pessoas com deficiência e quadros degenerativos. “Esses avanços permitiriam ampliar a qualidade dos serviços e gerar novos empregos”, enfatiza.

Programação intensa

O evento terá uma ampla programação com temas de interesse do setor, como gestão estratégica, ferramentas digitais, telemedicina e riscos no contrato de prestação de serviços. O Fórum contará ainda com a participação de Antônio Costa, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Ao final das atividades, será apresentada a segunda Carta de Porto Alegre, documento que compilará as reivindicações e pontos necessários para os avanços para os residenciais geriátricos. “A carta será o norte de nossos esforços para seguir qualificando o setor, oferecendo novos e melhores serviços para a população institucionalizada”, pontua Henri Siegert Chazan, presidente do SINDIHOSPA.

O evento pode ser acompanhado em formato presencial, no auditório do Instituto do Cérebro (Av. Ipiranga, 6.690, Jardim Botânico, Porto Alegre), ou também pela internet.

Informações e inscrições: eventos-sindihospa.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.