Empresa publica artigo no New England Journal of Medicine Catalyst, conceituado periódico científico internacional

O médico gaúcho Rodrigo Pires dos Santos, nome à frente da Qualis, empresa referência em tecnologia e infectologia, teve artigo publicado na New England Journal of Medicine Catalyst – Innovations in Care Delivery, revista mais conceituada do mundo em publicações de artigos e pesquisas médicas.

O artigo “Using Machine Learning to Reduce Burden on Infection Control Staff“, usa algoritmos de aprendizagem de máquina para identificar e classificar pacientes que apresentaram uma infecção hospitalar, junto a estudos, metodologias aplicadas e ao Robô ISA, desenvolvido pela Qualis. Em uma parceria com o Instituto de Pesquisa do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, a equipe de controle de infecção hospitalar do hospital e a Qualis iniciou seu desenvolvimento em outubro de 2018, sendo finalizado em dezembro de 2021.

O Robô ISA foi criado para possibilitar otimização de tempo ao paciente. Além de ser um modelo preciso, que busca 100% dos prontuários dos pacientes, reduz o trabalho manual da busca ativa. Em atividade desde janeiro de 2022, os  dados coletados pelo ISA demonstram uma redução de 36 vezes no tempo para a busca ativa de infecções. De acordo com a diretoria do hospital, nos primeiros meses de uso, já foram identificadas infecções com 98%* de exatidão em testes, além da capacidade de confirmar uma não-infecção de 99,7%.

Natural de Santa Maria, Rodrigo Pires é médico infectologista e internista, doutor em Clínica Médica pela UFRGS, médico do Controle de Infecção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor do Programa de Pós-Graduação da Fundação Universidade de Cardiologia. Também foi consultor da Anvisa para medicamentos em 2005.

Link da publicação do artigo: catalyst.nejm.org/doi/full/10.1056/CAT.22.0071

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.