Enfermagem do Einstein recebe designação internacional inédita em hospitais da América Latina

Nesta quinta-feira (21), o Einstein foi designado com o selo Magnet®, considerado o maior reconhecimento pela excelência de práticas e estratégias de enfermagem no mundo. A organização é a primeira da América Latina a conquistar o título de hospital Magnet®. Hoje, apenas 14 centros de saúde fora dos Estados Unidos têm essa designação.

O Programa de Reconhecimento Magnet®, coordenado pela American Nurses Credentialing Center (ANCC), é conduzido como uma jornada, com acompanhamento contínuo de melhorias com base em indicadores assistenciais e de gestão internacionais, validado a cada 3 anos. Dessa forma, a designação é estruturada a partir de um roteiro para assegurar qualidade e segurança na prática das atividades, e cada organização participante da jornada define os processos, de acordo com sua cultura organizacional, para atender aos padrões do manual, que contemplam cinco pilares.

Durante a jornada, o Einstein reportou exemplos em cada um desses pilares, como seu foco em aumentar e manter o percentual de enfermeiros com pós-graduação, com as ações de apoio financeiro, avaliações de desempenho e elegibilidade; ou mesmo a redução da taxa de mortalidade em pacientes onco-hematológicos com lesão renal aguda (LRA), conquistada por meio do desenvolvimento do protocolo de utilização de ultrassonografia pulmonar realizado por enfermeiras do Centro de Diálise entre o final de 2017 e início de 2018.

“O aprimoramento do atendimento passa por cada profissional, que representa parte do empenho em entregar segurança e excelência em toda a jornada do paciente. Este reconhecimento é mais um avanço na excelência do atendimento ao paciente pelas nossas equipes de saúde”, celebra Claudia Laselva, diretora da Unidade Hospitalar Morumbi do Einstein.

Jornada Magnet®

A jornada Magnet® prevê que o centro de saúde atue em cinco diferentes pilares, apresentando cases em cada um deles.

  • Liderança transformacional – Avalia a promoção de transformações com base em visão, influência, conhecimento clínico e uma forte expertise em relação à prática profissional de enfermagem;
  • Prática profissional exemplar – Analisa como os enfermeiros praticam, colaboram, se comunicam e se desenvolvem profissionalmente para fornecer cuidados de alta qualidade baseados em premissas como ética, trabalho em equipe, autonomia, apoio a especialistas, entre outros;
  • Estrutura de empoderamento – Observa pontos como governança da prática assistencial, engajamento e empoderamento de enfermeiros da beira do leito, decisão assistencial compartilhada em comitês/conselhos, melhor prática assistencial e excelência no desfecho clínico do paciente;
  • Novos conhecimentos, inovações e melhorias – Compreende a educação e conhecimento da enfermagem sobre a prática baseada em evidências e a pesquisa em processos clínicos e operacionais, permitindo exploração adequada das melhores e mais seguras práticas para atendimento aos pacientes, além do engajamento em inovação pela equipe de enfermagem;
  • Resultados empíricos – Mensura resultados de qualidade categorizados em termos de resultados clínicos sensíveis ao cuidado de enfermagem; resultados da força de trabalho; resultados do paciente e do consumidor; e resultados organizacionais.

A proposta do Programa de Reconhecimento Magnet® visa garantir um centro de saúde com melhores desfechos para os pacientes, além de um melhor ambiente de trabalho para o time de enfermagem – que, na Unidade Morumbi do Einstein, é composto por 3.070 profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.