Enfermeiros capacitados são essenciais na promoção da qualidade de vida e suporte humanizado

Segurança, qualidade de vida e apoio personalizado. Estas são as metas do programa Coloplast Ativa, da Coloplast, empresa nascida na Dinamarca, em 1954, atuando no Brasil desde 1999 e que oferece produtos voltados para pessoas com condições médicas muito pessoais e realmente íntimas, como bolsas coletoras para fezes e urina, cateteres urinários para quem sofre de disfunção miccional e curativos para feridas crônicas. São situações em que as pessoas necessitam de orientação correta e individualizada, para que possam tirar todas as dúvidas e escolher os produtos mais adequados à sua condição de saúde. A proximidade com os usuários finais e profissionais da área da saúde é uma marca da companhia e que tem no programa global Coloplast Ativa um enorme reconhecimento nos 140 países em que está presente. O programa oferece atendimento individualizado e suporte aos usuários gratuitamente e de forma ininterrupta, em todas as fases: da adaptação aos produtos ao retorno à rotina de vida.

Por isso, o programa Coloplast Ativa conta com atendimento personalizado de cerca de 60 enfermeiros(as) especialistas, atendimento telefônico pela Central Ativa (0800.285.8687), com aproximadamente 20 enfermeiras, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas (de segunda a sexta, das 8h às 20h, exceto feriados), e contato via e-mail por um ano, com conteúdos e dicas de, por exemplo, como viajar, quais roupas usar, alimentação, atividade física etc. “Lançado em 2002 no Brasil, o Coloplast Ativa está em todo Brasil, presencialmente e/ou por telefone, e já atendeu mais de 100 mil usuários com estomia e, desde 2011, mais de 15 mil que realizam o cateterismo intermitente”, destaca Luiz Tavares, diretor geral da Coloplast no Brasil.

Os usuários de produtos para estomia ou cateterismo intermitente precisam, primeiramente, fazer o cadastramento no programa Coloplast Ativa, que pode ser pela Central Ativa (0800 285 8687), pelo site www.coloplastativa.com.br ou pelo e-mail ativa@coloplast.com.br. A partir daí, é possível agendar uma visita para receber orientação profissional e personalizada.

O atendimento da enfermeira, seja em casa ou no hospital, será clínico, com instruções sobre a anatomia de cada usuário, sua fisiologia (como seu organismo funciona), além de informações sobre uma cirurgia recente (de estomia, por exemplo) e o diagnóstico para o uso de um produto específico. Além disso, com seu olhar técnico, a profissional pode perceber que o equipamento utilizado necessita de troca e indicará isso ao usuário, para que ele esteja sempre seguro e higienizado. E, claro, estará totalmente receptiva para tirar dúvidas e ensinar como utilizar cada produto Coloplast.

Na primeira fase de atendimento do Coloplast Ativa, no hospital ou na residência, o enfermeiro especialista leva ao usuário todas as informações importantes referentes à nova realidade para o uso adequado de cada produto. Na fase 2, de transição, é acompanhada a evolução e adaptação do usuário através da Central Coloplast Ativa, que fará contato com os usuários por três meses, incentivando o auto cuidado e orientando a respeito da rotina ideal, prevenindo complicações. Na fase 3, que é a retomada da rotina, um(a) enfermeiro(a) Coloplast auxilia o usuário com informações relevantes, que também podem ser consultadas no site do Coloplast Ativa, para ter uma vida melhor, mais saudável e com menos preocupações. Todo o atendimento é gratuito e pode ser solicitado a qualquer momento que o usuário necessite.

Em todas as visitas, a enfermeira Coloplast estará sempre equipada com um kit com amostras grátis dos produtos para estomia e continência, além de outros materiais fundamentais para o cuidado diário adequado, como espelho, tesoura etc. Assim, os usuários podem testar qual modelo é o mais indicado para o seu caso e obter o máximo de qualidade de vida na rotina diária.  “Nossos produtos são feitos em diversos modelos, de modo que seja possível encontrar um perfeito para cada pessoa. Por isso é tão importante esse contato próximo, individualizado”, reforça Tavares.

O Coloplast Ativa também orienta os usuários sobre como e onde obter acesso aos produtos Coloplast via SUS, convênio e varejo. É indicado o contato com as operadoras de planos de saúde e/ou polos de dispensação, para agendamento e consulta de quais produtos estão disponíveis no atendimento público. Caso alguns produtos necessários não estejam acessíveis via SUS e planos particulares, eles podem ser adquiridos também pela loja online Coloplast, com 20% de desconto em todas as compras.

“É um programa que mostra quem somos e nossa missão de construir uma relação duradoura com os usuários, tornando a vida deles melhor. A confiança deles se firma à medida em que se sentem apoiados e a qualidade dos produtos é atestada com o seu uso diário e permanente”, finaliza o diretor geral da Coloplast Luiz Tavares.

Redação

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