Equipe do HCor atinge marca de 10 mil profissionais qualificados no combate à Covid-19

33

Cerca de 10 mil médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais membros das equipes em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e centros de saúde públicos de referência para o tratamento de pacientes com Covid-19 já foram qualificados pela equipe do HCor durante a pandemia. A iniciativa é uma parceria entre o hospital, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Organizada desde maio, a ação de Responsabilidade Social contemplou 15 estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, e chega ao Sul no mês de setembro.

Minas Gerais foi o estado com maior abrangência, chegando a quase 3,4 mil profissionais orientados, seguido por Goiás (998), Maranhão (876), Pernambuco (767) e Rondônia (609). Confira a lista completa abaixo.

Além da atuação in loco, outro diferencial da ação é que as informações compartilhadas são desenhadas sob demanda e adaptadas à realidade local. De acordo com a gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde (LICS HCor), Gizelda Monteiro da Silva, em alguns estados, o foco foi treinar profissionais de saúde no suporte ventilatório e o no uso de ventiladores mecânicos; enquanto em outros as equipes foram qualificadas desde o transporte ao manejo seguro dos pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19.

Após o período de qualificação presencial, as instituições são convidadas a participar de Sessões de Aprendizagem Virtual e ainda ter o apoio do serviço de Tele UTI, onde podem discutir à distância os casos de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS) em decorrência da Covid-19 com médicos intensivistas do HCor e contar com visitas virtuais diárias – sete dias da semana – de especialistas do hospital aos pacientes que estiverem internados em suas UTIs.

Próximas visitas

Agora em setembro, os profissionais do HCor já têm destino certo. A equipe percorrerá mais 15 municípios de Minas Gerais e também passará por Gurupi, Araguaína e Porto Nacional, no Tocantins.

Em Santa Catarina – 16º estado – já foi apresentado o escopo de trabalho das qualificações e as visitas também devem ter início neste mês.

“Com a Implementação das Boas Práticas no Manejo do Paciente com Síndrome Respiratória Aguda em Decorrência da Covid-19, costumamos abordar de maneira prática e didática as principais questões envolvidas no suporte ventilatório e uso de ventiladores em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda pela Covid-19, fluxos e processos de trabalho, e também no processo de transferência entre instituições”, comenta a gerente.

Número de profissionais orientados por estado
3.397 Minas Gerais
998 Goiás
876 Maranhão
767 Pernambuco
609 Rondônia
580 Amapá
542 Bahia
500 Sergipe
432 Piauí
364 Ceará
345 Rio Grande do Norte
267 Mato Grosso do Sul
209 Acre
62 Pará
36 Tocantins

* Levantamento realizado entre maio e agosto/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

um × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.