Equipe do HCor percorre o país para qualificar instituições públicas no combate à Covid-19

111

O HCor, em ação de Responsabilidade Social, disponibiliza profissionais de saúde para orientar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais membros das equipes em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos de referência para o tratamento de pacientes com Covid-19. A ação é uma parceria entre o hospital, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Desde maio, a equipe do HCor já percorreu 14 estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ao todo, foram mais de 1.100 visitas realizadas nas instituições, contemplando um número que já supera a marca de 6.500 profissionais de saúde qualificados.

Goiás foi o estado com maior abrangência, chegando a quase mil profissionais orientados, seguido por Maranhão (876), Pernambuco (767), Rondônia (609) e Amapá (580). Confira a lista completa abaixo.

De acordo com a gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde (LICS HCor), Gizelda Monteiro da Silva, as informações transmitidas são desenhadas sob demanda e adaptadas à realidade local. “Em alguns estados, nosso foco foi treinar profissionais de saúde no suporte ventilatório e o no uso de ventiladores mecânicos. Atualmente, no trabalho desempenhado em Minas Gerais, qualificamos as equipes desde o transporte ao manejo seguro dos pacientes com coronavírus”, explica.

Após o período de qualificação presencial, as instituições são convidadas a participar de Sessões de Aprendizagem Virtual e ainda ter o apoio da Tele UTI, onde podem discutir à distância os casos de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS) com médicos intensivistas do HCor e contar com visitas diárias virtuais do especialistas do Hospital aos pacientes que estiverem internados em suas UTIs.

Qualificações em MG

Na última semana de junho, a equipe do HCor embarcou para diferentes localidades de Minas Gerais – o 15º estado contemplado. O trabalho de qualificação será realizado em duas etapas, a primeira conduzida por profissionais de enfermagem (focada, dentre outros temas, no fluxo do paciente intra-hospitalar medidas de isolamento, suporte ventilatório e implantação de protocolos assistenciais); e a segunda realizada por fisioterapeutas (voltada ao manejo do ventilador mecânico).

No território mineiro, a Implementação das Boas Práticas no Manejo do Paciente com Síndrome Respiratória Aguda em Decorrência da Covid-19 contemplará 29 municípios, sobretudo aqueles mais distantes da capital.

“Com atuação in loco, queremos abordar de maneira prática e didática as principais questões envolvidas no suporte ventilatório e uso de ventiladores em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda pela Covid-19, fluxos e processos de trabalho, e também no processo de transferência entre instituições”, comenta a gerente.

O cronograma de qualificações ainda pode abranger o interior de São Paulo e a região Sul, porém ainda sem data definida.

Número de profissionais orientados por estado
998 Goiás
876 Maranhão
767 Pernambuco
609 Rondônia
580 Amapá
542 Bahia
500 Sergipe
432 Piauí
364 Ceará
345 Rio Grande do Norte
267 Mato Grosso do Sul
209 Acre
62 Pará
36 Tocantins

* Levantamento realizado entre maio e junho/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

doze − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.