O monólogo sobre saúde mental e aceitação, protagonizado pela atriz Carolina Romano, foi encenado no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) na segunda-feira, 13 de maio, para os profissionais da enfermagem da instituição. O espetáculo “Exausta, Em Cena”, traz luz sobre temas relacionados à ansiedade no mundo moderno, a influência das redes sociais no cotidiano e o adoecimento.
Além de levar cultura ao Hospital, a atriz foi convidada para encenar o monólogo como uma forma de despertar reflexões sobre o assunto junto aos profissionais de saúde. Ao final da peça, que teve duração de 60 minutos, o time de enfermagem foi participou de uma roda de conversa sobre acolhimento e tratamento terapêutico comandado por psicólogo clínico também do HSPE, ao lado da atriz. A conversa rendeu boas reflexões sobre aceitação, felicidade com o modo de vida que leva e, especialmente, sobre a validação no mundo atual.
A atividade faz parte da ação coordenada do HSPE para o Dia da Enfermagem, celebrado no dia 12 de maio. A abertura contou com a Gerência de Enfermagem e a Diretoria do Hospital do Servidor.
Os profissionais puderam também desfrutar de um coffee break, bem como de atividades terapêuticas como quickmassage, aplicação de reiki, aromaterapia, curso de automaquiagem e orientação nutricional.
Sorteios foram realizados e dezenas de profissionais foram contemplados na ação.
“Exausta em Cena”
A história do monólogo é baseada na própria trajetória de Carolina, que viu sua personagem viralizar com um filtro do Instagram no final de 2021 (que atingiu cerca de 60 mil pessoas na plataforma). O projeto “exausta” teve início quando ela conheceu a obra ‘Untitled #137’, na qual a fotógrafa Cindy Sherman retrata uma mulher com aparência cansada. Então, Carolina começou a refletir sobre a própria exaustão e todo o efeito que o caos político e social do período pós-pandemia teve sobre ela e seus amigos.