Estudantes da Faculdade de Medicina de Rio Grande ensinarão crianças a salvar vidas

Treinamento é importante para que mais pessoas estejam capacitadas a agir de maneira adequada e salvar vidas em situações de emergência

Já imaginou uma criança salvando vidas, por meio de ações iniciais em Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento ou engasgo total em adulto, criança e bebê? Essa é a ideia do projeto internacional “Kids Save Lives”. O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), está capacitando estudantes voluntários da Faculdade de Medicina da Furg para que eles ensinem crianças e professores da educação básica em escolas públicas de Rio Grande a salvar vidas.

A primeira turma a receber o treinamento no hospital da Rede Ebserh/MEC é composta por 22 estudantes. Os voluntários deverão multiplicar o conhecimento, ensinando as práticas básicas de suporte de vida em indivíduos com parada cardiorrespiratória. O treinamento é importante para que mais pessoas estejam capacitadas a agir de maneira adequada, salvar vidas em situações de emergência e melhorar os resultados da reanimação em ambiente extra-hospitalar.

A ação marca o início das atividades do Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional (LaHCliM) do HU-Furg/Ebserh/MEC em 2021, que ocupa novo espaço, mais amplo, adequado às demandas de ensino e pesquisa. De acordo com o chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividade de Graduação e Ensino Técnico do Hospital, Heitor Biondi, “o Laboratório foi escolhido como local para realizar a atividade por ser um espaço formativo, com tecnologias de ensino e de simulação que viabilizam a capacitação dos participantes do projeto”. A formação é composta por aulas teórico-práticas, online e presenciais.

O projeto “Kids Save Lives” é uma inciativa da Universidade de São Paulo (USP) e, em Rio Grande, é coordenado pelos professores da Furg Priscila Aikawa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Felipe da Silva Paulitsch, da Faculdade de Medicina (FaMed).

Rede Ebserh

O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh/MEC desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.