Estudantes escrevem 5 mil cartas para profissionais de saúde do Hospital das Clínicas, em São Paulo

59

A fim de transmitir amor e apoio aos profissionais da saúde, milhares de estudantes da zona sul da capital paulista escreveram cartas com mensagens de afeto, conforto e esperança. As cartas serão entregues nos dias 24 e 25 de junho a cerca de 5 mil profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Diante da pandemia do novo Coronavírus, a rotina dos funcionários que prestam atendimentos à saúde tem sido exaustiva. Além de sobrecarga física, mental e agressões de diversos tipos, os colaboradores têm enfrentado a longa jornada de trabalho, os riscos de contaminação e a distância da própria família para evitar qualquer tipo de contágio.

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados em 12 de junho, o Brasil registrou mais de 80 mil colaboradores infectados e 169 mortes entre os servidores da categoria. O cenário também é preocupante quando se trata da saúde mental desses profissionais. De acordo com dados levantados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 20 dias, mais de 2.500 profissionais de todo o país buscaram atendimento psicológico no programa “Enfermagem Solidária” do órgão, sendo o estado de São Paulo o líder do ranking, com 25,2% dos casos.

A iniciativa que faz parte do projeto “Cartinhas aos Heróis”, tem o engajamento dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio da rede de Educação Adventista que abrange 13 unidades escolares na região sul da capital paulista. “Por tudo o que eles fazem e o que têm passado, principalmente nessa pandemia, uma palavra de reconhecimento, gratidão e ânimo nesse momento tão delicado pode fazer a diferença”, declara Harryson Reis, diretor geral das escolas adventistas na região Sul de São Paulo.

A entrega das cartas aos funcionários que trabalham no maior complexo para atendimento aos infectados pela doença na América Latina será realizada pelos diretores das 13 unidades escolares pertencentes ao projeto. “Para segurança dos nossos alunos eles só não farão a entrega no local. Seguiremos as exigências tomando todos os cuidados necessários”, explica Alan Fernandes, diretor escolar.

Para surpreender e contemplar todos os profissionais – plantonistas que trabalham no dia par e ímpar -, a ação será realizada em dois dias e em dois horários:

24/06/2020
Das 6h30 às 07h30
Das 18h30 às 19h30

25/06/2020
6h30 às 07h30
18h30 às 19h30

Local: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255