Estudo clínico indica não haver efeito rebote no controle da miopia em crianças

A CooperVision, especialista mundial no controle e gestão da miopia em crianças, anunciou as conclusões do estudo clínico referente às lentes de contato MiSight® 1 day, que foi realizado ao longo de sete anos. Os dados mostram que, um ano após o fim do tratamento, não houve nenhum indício de efeito rebote, o que comprova a sua eficácia.1,2†Esse foi o estudo mais longo do mundo sobre lentes de contato gelatinosas para o controle da miopia.

Foi observado um grupo que utilizou as lentes de contato MiSight® 1 day durante seis anos e o grupo controle, que começou utilizando uma lente de contato convencional de uso diário e a partir do terceiro ano do estudo passou também a utilizar a MiSight® 1 day.3 “Os dados mostram que há grande potencial para conter a progressão da miopia infantil. Crianças de diferentes idades e com diferentes níveis de miopia conseguem ter um excelente resultado”, comentou Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision Brasil.

A mais recente análise de dados vai ainda mais longe ao demonstrar que as lentes MiSight® 1 day proporcionam um efeito de tratamento proporcional altamente desejado para o controle da miopia. O crescimento anormal do comprimento axial abrandou em média 50% em todas as idades testadas (8 a 17 anos)4.

No sétimo ano do estudo, os participantes passaram das lentes MiSight® 1 day para lentes de contato monofocais para avaliar se o controle da progressão da miopia seria mantido. A progressão aconteceu apenas nos níveis considerados “normais para a idade” e não a uma taxa de “recuperação” acelerada, que anularia as melhorias anteriores no controle da miopia. Isso indica que não houve efeito rebote.

“Considerando que a miopia infantil progride mais rapidamente em crianças mais novas5, quanto antes o tratamento for iniciado, maiores podem ser os benefícios. A CooperVision tem o propósito de contribuir para um futuro no qual as crianças se tornem adultos com uma melhor saúde ocular e os dados obtidos através deste estudo clínico mostram que estamos no caminho certo, e isso é extremamente gratificante. Agora temos a missão de levar essa informação para o maior número de profissionais possível, para que o tratamento possa ser disponibilizado para um maior número de crianças”, explica Cespi.

As lentes de contato MiSight 1 day são as primeiras e únicas lentes de contato gelatinosas aprovadas pelo FDA para desacelerar a progressão da miopia em crianças de 8 a 12 anos no início do tratamento‡. Em agosto, receberam a aprovação da Administração Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA) para se tornar o primeiro produto indicado de qualquer tipo que pode reduzir a progressão da miopia.§

Os dados da pesquisa foram divulgados no encontro anual da Academia Americana de Oftalmologia. Para mais informações, acesse o site oficial da CooperVision.

Referências:

Isenção de responsabilidade: A estabilidade do efeito de redução da miopia 1 ano após o tratamento está sendo avaliada em um estudo pós-aprovação nos EUA como condição de aprovação da MiSight® 1 day pela FDA.

† Dados preliminares de estudos internacionais demonstram que, em média, para crianças que descontinuaram o tratamento entre os 14 e 19 anos, após 3 ou 6 anos de utilização das lentes MiSight® 1 day, o crescimento ocular reverteu para as taxas de progressão míope médias esperadas para a sua idade.

* Indicações de utilização nos EUA: As lentes de contacto gelatinosas de utilização diária MiSight® 1 day (omafilcon A) são indicadas para correção da ametropia miópica e para retardar a progressão da miopia em crianças com olhos sãos, que, no início do tratamento, têm entre 8 e 12 anos e uma refração de -0,75 a -4,00 dioptrias (equivalente esférico) com ≤0,75 dioptrias de astigmatismo. As lentes devem ser descartadas depois de retiradas.

‡ Em comparação com uma lente monofocal de substituição diária durante um período de 3 anos. Adaptadas entre 8 e 12 anos de idade no início do tratamento.

§ Indicações de uso: As lentes de contato MiSight® 1 day (omafilcon A) gelatinosas (hidrofílicas) de descarte diário são indicadas para a correção da miopia e para desacelerarem a sua progressão em crianças com olhos saudáveis que, no início do tratamento, tenham entre 8 e 12 anos de idade e uma refração de -0,75 a -4,00 graus (equivalente esférico) com ≤0,75 grau de astigmatismo. As lentes devem ser descartadas após cada remoção.

1. Chamberlain P, Arumugam B, et al. Myopia Progression on Cessation of Dual-Focus Contact Lens Wear: MiSight 1 day 7-Year Findings. Optom Vis Sci 2021;98:E-abstract 210049

2. Hammond D, Arumugam B, et al. Myopia Control Treatment Gains are Retained after Termination of Dual-focus Contact Lens Wear with No Evidence of a Rebound Effect. Optom Vis Sci 2021;98:E-abstract 215130

3. Arumugam B, Chamberlain P, Bradley A et al. The Effects of Age on Myopia Progression with Dual-Focus and Single Vision Daily Disposable Contact Lenses. OptomVis Sci 2020;97(E-abstract):205340, AAO 2020 Poster

4. Arumugam et al. Modelling age effects of myopia progression for the MiSight 1 day clinical trial. ARVO 2021

5. Chua, Sharon & Sabanayagam, Charumathi & Cheung, Yin-Bun & Chia, Audrey & Valenzuela, Robert & Tan, Donald & Wong, T-Y & Cheng, Ching-yu & Saw, Seang-Mei. (2016). Age of onset of myopia predicts risk of high myopia in later childhood in myopic Singapore children. Ophthalmic and Physiological Optics. 36. 388-394. 10.1111/opo.12305

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.