Estudo indica caminhos para obter eficiência energética em Data Centers

É possível obter mais eficiência energética alterando o layout de equipamentos e reaproveitando outros já existentes em data centers. É o que aponta o estudo “Towards Energy Efficiency in Data Centers: An Industrial Experience Based on Reuse and Layout Changes“, desenvolvido por pesquisadores do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, que implementa soluções digitais inovadoras para o mercado local e global.

O estudo, que tem como autores os pesquisadores Fabiano Pires, Felipe Giuntini, Flávia Santos, Romulos Machado, Paulo Fonseca e Giovanni Caldeira, foi publicado na revista suíça Applied Sciences, uma das publicações científicas de maior relevância em âmbito global.

Os pesquisadores aproveitaram a mudança de endereço do data center do Sidia, em Manaus, com base em estudos sobre o tema, e fizeram uma diferente distribuição dos esquemas de resfriamento, com novo design elétrico e posição das máquinas, que resultaram em ganho de eficiência energética.

A experiência posicionou o data center do Sidia entre os 2% dos melhores data centers eficientes em termos de energia. “Isso indica que, com a reutilização de sistemas legados, mudanças de layout e melhorias de resfriamento, superamos os resultados de outras grandes empresas semelhantes”, destaca o pesquisador Fabiano Pires.

Giuntini afirma que a pesquisa aponta para soluções cada vez mais sustentáveis no campo da eficiência energética. “Nesse sentido, o Sidia está alinhado às políticas ambientais e à Indústria 4.0, que caminha para um mundo cada vez mais verde, evitando o consumo desnecessário, diminuindo custos e contribuindo com a natureza”.

A pesquisa pode ser encontrada no link www.mdpi.com/2076-3417/11/11/4719/htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.