Evento irá abordar impacto da pandemia em doenças respiratórias infantis

25

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, o 27º Curso Teórico-Prático de Pneumologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio. A atividade é voltada aos profissionais da saúde interessados em atualizações em temas como asma grave, distúrbios do sono e pneumonias complicadas, além de análises referentes ao impacto da pandemia nas doenças respiratórias em crianças.

Um dos destaques da programação será a sessão extra “Existe algum papel para aprender sobre arte para ser um médico melhor? Uma experiência de um grupo surgido na pandemia”, que pretende traçar um paralelo entre arte, humanismo e medicina. Conforme explica o coordenador do evento, o pneumopediatra Gilberto Bueno Fischer, esta apresentação irá relatar a experiência obtida a partir de encontros virtuais que acontecem desde o início da pandemia entre médicos professores de diversos estados, onde são debatidos assuntos que envolvem literatura, história e artes: “Sempre olhamos como que o conhecimento de outras artes pode contribuir para que os nossos alunos – futuros profissionais – se tornem mais sensíveis e humanos, e assim, se tornem melhores médicos. É isso que debatemos em nossos encontros e posteriormente transmitimos para os nossos alunos”.

A importância dos demais temas abordados na atividade é traduzida pela incidência de algumas das condições de saúde infantis: estima-se que os distúrbios do sono mais frequentes em crianças sejam a apneia do sono (até 5% das crianças), a dificuldade de manter um sono bom (até 30% das crianças), além de outras manifestações, como bruxismo (de 15 e 20% dos casos). Já as pneumonias complicadas variam muito de acordo com a classe social, podendo haver até 5% de casos de pneumonias complicadas em crianças que não tem vacinação completa e/ou que vivem em situação socioeconômica desfavorável.

“Esse curso tem 27 anos e seu sucesso se baseia no fato que os temas são preferencialmente baseados em casos clínicos vivenciados pelo serviço de pneumopediatria do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa”, explica o coordenador do evento. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em santacasa.org.br/eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.