Mantendo a sua permanente atualização, a Faculdade IBCMED lança no mercado nacional o curso de pós-graduação lato sensu em Neurologia Clínica. Segundo a coordenadora, Dra. Jeanette Farina, a Neurologia é uma das áreas da Medicina que mais se beneficiou dos avanços tecnológicos recentes. “Isso permite avaliar não só a estrutura do sistema nervoso de maneira acurada, como observar os aspectos do funcionamento de diversos sistemas cerebrais in vivo e de forma inócua, e avaliar a imagem em nível molecular. Podemos identificar como diversos sistemas funcionais interagem e como é sua resposta a lesões ou a estímulos cognitivos diversos”, esclarece. “É uma das áreas mais fascinantes da Medicina”, elogia Dra. Jeanette.
O curso já está com inscrições abertas e inicia em janeiro de 2020. Com duração de 24 meses e modalidade presencial, também deve oferecer treinamentos teórico-práticos. Mais informações no portal da Faculdade: ibcmed.com/neurologia-clinica.
Doenças Neurológicas
Dra. Jeanette explica que o curso visa estimular o estudo das Neurociências e capacitar o aluno a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças neurológicas mais prevalentes. “Como diferencial, deve capacitá-lo a avaliar e identificar o melhor tratamento individualizado para o paciente e para a realidade de seu ambiente, considerando os diferentes cenários em relação aos sistemas de Saúde no Brasil. Ao mesmo tempo, conhecer os protocolos e guidelines da Academia Brasileira de Neurologia e de entidades oficiais internacionais”, adianta.
Além disso, a coordenadora da nova Pós do IBCMED diz que, com o curso, o interessado irá aprender a importância do trabalho multidisciplinar, conhecer centros de excelência e referenciamento para a discussão de casos de maior complexidade. “Também irá aprender os aspectos éticos e de conduta para participar de fóruns e plataformas nacionais e internacionais, no sentido de desenvolver o conhecimento futuro.”
Avanços Tecnológicos
O curso buscará, ainda, informar sobre os principais avanços de novas tecnologias e inteligência artificial aplicadas atualmente à Neurologia, bem como incentivar que o aluno se associe à Academia Brasileira de Neurologia como membro associado discente.
Oportunidades de Trabalho
Algumas doenças neurológicas como migrânea, AVC e demências apresentam alta prevalência e qualificar-se para um atendimento mais diferenciado nessas áreas abre oportunidades de trabalho, principalmente nas regiões onde ainda não existem especialistas. Da mesma forma, o curso é um incentivo para que o estudante busque, futuramente, os pré-requisitos necessários para a obtenção do título de especialista na área de Neurologia pela AMB.
“O médico que queira realizar o curso necessita ter como atributos a curiosidade, o gosto pelos estudos, ter preceitos éticos e humanistas que lhe tragam motivação e, principalmente, querer fazer uma diferença positiva em seu local de trabalho e na sua vida pessoal”, avalia a coordenadora.