Webinar promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz discute o papel da família no cuidado paliativo de pacientes

32

A equipe de cuidados paliativos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza no dia 29 de julho o webinar “A família (também) no centro do cuidado: intervenções na clínica paliativa”. O evento on-line é voltado para médicos e profissionais da saúde e contará com palestra da Profª. Dra. Maria Helena Franco, coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). A moderação ficará sob a responsabilidade de Kátia Braz, coordenadora da equipe de melhores práticas em cuidados paliativos do Hospital e, Natalia Pavani, vice-coordenadora e psicóloga da Instituição.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidado paliativo consiste na assistência promovida por equipe multidisciplinar com o propósito de promover a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de patologias que ameacem a vida. Entre as condutas adotadas pelos profissionais estão ações preventivas e alivio do sofrimento, identificação precoce, tratamento e suporte de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e sociais.

Neste contexto, a família tem um papel importante no cuidado paliativo. “Envolver os familiares é uma das premissas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e está intimamente relacionado ao nosso Modelo Assistencial. Dessa forma, vamos trazer o papel da família para o centro da discussão”, afirma Natalia Pavani. O webinar é gratuito e terá início às 19h. Para participar é preciso fazer inscrição pelo link: www.sympla.com.br/webinar—a-familia-tambem-no-centro-do-cuidado-intervencoes-na-clinica-paliativa__886873