Filme homenageia profissionais do Hospital de Campanha Lagoa-Barra

No auge da pandemia da Covid-19 em abril de 2020, quando centenas de pacientes aguardavam por um leito na rede pública do Rio de Janeiro, a abertura do Hospital de Campanha Lagoa-Barra foi fundamental para salvar vidas e reduzir a longa fila de espera. O cuidado com o bem-estar dos pacientes esteve presente desde ações simples, como a realização de videochamadas com parentes até a criação de um solário, onde os internados puderam aproveitar os banhos de sol. O incansável trabalho desses profissionais que estavam na linha de frente foi registrado pelas lentes de uma equipe de documentaristas, dirigidos pela cineasta Carol Benjamin, diretora de longas como As Mil Mulheres e Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil, e que assina o vídeo que será lançado no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, às 20h.

Produtora executiva da obra, Camila Soares explica que o filme nasceu da intenção de eternizar a história desses profissionais que se dispuseram a ocupar a linha de frente para salvar vidas com esperança, união e muita dedicação. Com duração de 30 minutos, o vídeo traz um olhar humanizado do dia a dia do hospital, mostrando a tensão no combate a uma pandemia, com as tristezas pelas perdas humanas, mas também a alegria a cada alta, bem como momentos de intimidade dos profissionais. “Aquelas histórias precisavam ser contadas, pois o microuniverso daquele hospital, representa, de certa forma, a história da humanidade em um momento muito desafiador de nossa história. Daqui a 50 anos nossos netos poderão assistir o momento em que o mundo parou e se uniu, num grande despertar”, reflete. Ainda como parte da estratégia de divulgação do audiovisual, serão realizadas lives com participação dos profissionais de saúde que atuaram no Hospital de Campanha e com a produção do filme para que possam contar detalhes e até mesmo histórias que não entraram no vídeo e como ele nasceu.

Custeado integralmente pela iniciativa privada, o Hospital Lagoa-Barra recebeu, ao longo de 4 meses, aproximadamente 750 pacientes do sistema público de saúde, sendo 680 em leitos de unidade de terapia intensiva. A urgência pelos leitos exigiu na época um rápido e grande esforço coletivo para a construção do hospital em apenas 19 dias. A unidade, gerida pela Rede D’Or, mobilizou mais de mil funcionários. “Esse vídeo é uma homenagem a todos esses funcionários, pois a dedicação e o espírito de solidariedade deles salvaram centenas de vidas”, destaca o Vice-Presidente Médico da Rede D’Or, Leandro Reis.

“Na Americanas temos como propósito somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas. O hospital Lagoa-Barra foi resultado da soma de muitos esforços no combate a uma das maiores crises sanitárias dos últimos tempos. Esse vídeo reconhece e deixa registrado todo esforço, comprometimento e obstinação desses profissionais que se doaram completamente ao projeto. Temos orgulho de ter apoiado essa iniciativa”, afirma Anna Saicali, CEO da IF, motor de inovação da Americanas S.A., e da Ame, fintech da companhia. “Foi uma iniciativa importante e imprescindível, que mostrou a sensibilidade da iniciativa privada diante de um momento difícil. O filme registra o envolvimento dos vários profissionais que atuaram sem medir esforços. A história passa assim para a posteridade”, reforça Beatriz Galloni, Diretora de Marketing e ESG do Banco Safra.

O vídeo é uma coprodução Impacto Films e Daza Filmes e foi patrocinado pela Rede D’Or, Americanas S.A. e Banco Safra. O filme será lançado na página www.hospitallagoabarra.com.br. Junto com o filme também será promovida uma campanha de doação – www.hospitallagoabarra.com.br/doe – capitaneada pela Plataforma Impacto – www.goimpacto.com – que garante a transparência dos recursos doados de ponta a ponta, direcionando as doações para a SAS Brasil, que oferece telemedicina para comunidades remotas e de escassos recursos pelo Brasil, atuando em cidades carentes de acesso a médicos especialistas. “Desta forma o filme deixará um legado para que as pessoas possam agir e seguir impactando vidas através da saúde”, destaca Camila.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.