FSFX adere ao Abril Verde

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho a cada 48 segundos um acidente de trabalho é registrado no Brasil. Em Minas Gerais, mais de 55% dos acidentados sofrem lesões graves, como lacerações, fraturas, contusões e/ou amputações. No Centro de Reabilitação do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), dos quase 38 mil atendimentos realizados, desde sua inauguração em dezembro de 2016, 70% são atendimentos ortopédicos, a maioria ocasionados em acidentes de trabalho, no trajeto.

Por isso, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) inicia a campanha Abril Verde com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde no trabalho. Portanto, nos dias 10 e 11 de abril, pacientes do Centro de Reabilitação receberão palestras de prevenção de acidentes. Durante o mês, a equipe de Segurança do Trabalho da FSFX promoverá, nas unidades da instituição, encontros (Diálogos Diários de Segurança – DDS), palestras, mobilizações e sinalizações com o símbolo do laço verde em referência à segurança e à saúde do trabalhador.

Sobre a data

Abril foi escolhido como o mês de prevenção da saúde do trabalhador devido às datas 07 de abril: “Dia Mundial da Saúde” e 28 de abril: “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. “A iniciativa tem o intuito de promover na sociedade segurança e a saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador”, explica Elaine Sanches, engenheira de Segurança de Trabalho da FSFX.

Centro de Reabilitação do Hospital Márcio Cunha

Primeiro hospital geral do leste de minas e um dos poucos do estado a ofertar esse serviço, o Centro de Reabilitação do Hospital Márcio Cunha atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da macrorregião leste, que sofreram traumas físicos graves, como amputações de membros, ou com sequelas neurológicas por meio de doenças como Parkinson, acidentes vasculares cerebral (AVC), esclerose lateral amiotrófica (ELA), entre outras, após receberem alta médica da internação. O serviço ambulatorial é realizado por uma equipe interdisciplinar em um só lugar, avaliando suas perdas funcionais e estimulando o seu desenvolvimento e recuperação, mesmo após a alta hospitalar.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.