FSFX amplia iniciativas para proteção de seus colaboradores

34

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas nas áreas de Saúde e Educação, está intensificando as medidas para prevenir e minimizar a propagação do Coronavírus entre os seus colaboradores.

Na última semana, a Fundação iniciou um novo turno de trabalho no Hospital Márcio Cunha, unidade 1, em Ipatinga (MG), para os colaboradores atuarem durante o momento da pandemia. “O objetivo é fortalecer a prevenção à Covid-19. Com esse novo formato de revezamento, há uma redução do número de equipes que passam diariamente na unidade hospitalar e ficam expostas a situações de risco e, em consequência, nos dias de folga circulam menos pessoas nas ruas, ficam mais tempo em casa e assim também protegem mais as suas famílias”, afirma Romolo Gonçalves de Paula, diretor administrativo e financeiro da FSFX.

Outra ação com foco na segurança é a testagem periódica para Covid-19 nas equipes dos hospitais. Os testes são realizados por ondas e reforça, ainda mais, a preocupação da FSFX com a prevenção. Outra estratégia é a aferição diária da temperatura corporal dos colaboradores. Como uma ferramenta de auxílio, foi instalada uma câmera termográfica na entrada da unidade do HMC 1, o colaborador que apresentar temperatura acima do nível ideal (37,5) é abordado pela medicina ocupacional.

A saúde mental e o bem-estar dos seus colaboradores também é um ponto de atenção. A Fundação implantou o “Fala Aí Saúde”, uma ação que conta com o envolvimento de profissionais da FSFX, como psicólogos acompanhando a saúde emocional com uma abordagem familiar. Mesmo diante do atual cenário em que as orientações são de evitar o contato físico, a Instituição criou canais para conectar suas equipes a esses profissionais, ofertando um atendimento online para cuidado da saúde mental, gerando conforto, agilidade e, ainda sem a necessidade de deslocamento.

Todas as medidas reforçam o cuidado constante da Fundação com a saúde dos colaboradores, das suas famílias e das comunidades onde está presente. “Essas iniciativas da FSFX fazem parte da visão de responsabilidade social da Instituição. Todas as ações têm como foco a saúde e bem-estar dos colaboradores e, consequentemente de seus familiares e da população em geral”, conclui Romolo.