Fundação Vanzolini acredita manutenção ONA para Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), teve a manutenção da certificação ONA 2 – Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação, reconhecida pela Fundação Vanzolini. A verificação dos processos da unidade do Governo de Goiás foi realizada por meio de visita remota.

Conforme relatou o diretor administrativo e financeiro do hospital, Luiz Sampaio, “a melhoria contínua dos processos é um compromisso que o Hugol firma diariamente e ainda mais em tempos de pandemia, período no qual tivemos que nos reinventar e planejar soluções para os desafios que surgiram. Cientes dos desafios para este novo formato contingencial, viabilizamos uma metodologia para que as avaliadoras se locomovessem no hospital, criando uma experiência similar às visitas tradicionalmente realizadas”.

Para que a visita fosse realizada de forma virtual, seguindo os protocolos de segurança durante a pandemia, foram utilizados carrinhos adaptados com tablets que realizaram videochamadas com os avaliadores, permitindo que eles se comunicassem com os colaboradores da unidade e pudessem se locomover para os locais que desejassem analisar.

A Fundação Vanzolini foi o organismo responsável por avaliar os processos e recomendar a acreditação do hospital. A entidade está entre as principais IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) da certificação ONA no Brasil. A metodologia da entidade é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde). E a ΑGIR – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – foi a instituição qualificada como Organização Social responsável pelo gerenciamento do Hugol.

Segundo a Gerente de Qualidade do Hugol, Thaisa Cristina Afonso, “a ONA tem por objetivo disseminar padrões de qualidade e segurança por meio das melhores práticas nos serviços de saúde. Com os requisitos avaliados, o impulso e a busca do hospital pelas melhorias dos processos, bem como pela mitigação de riscos e danos, foram fatores primordiais para que o Hugol se fortalecesse como um hospital seguro e de qualidade”.

Com a manutenção da certificação ONA, o hospital mantém o movimento de melhoria contínua, educação permanente e sistêmica e a cultura de qualidade e o uso de ferramentas de gestão que proporcionam uma base sólida para atuação. A ONA é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios predefinidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente, durante a validade do certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.