Iniciativa de colaboradora promove atendimento humanizado no Hospital São Vicente

Objeto oferece mais conforto aos pacientes internados

A participação de funcionários no processo de melhorias das empresas é considerado um ato de orgulho e comprometimento para as organizações. O engajamento interno é um dos braços mais fortes de uma gestão no alcance de seus objetivos, por isso, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), investe constantemente em iniciativas como o Time de Humanização, a fim de estimular e reconhecer o trabalho árduo desenvolvido pelas equipes e valorizar as ideias que agregam e transformam o dia a dia da unidade.

Recentemente, durante um treinamento para registro de enfermagem coordenado pelo setor da Universidade Corporativa, uma colaboradora surpreendeu a equipe ao sugerir uma mudança simples, mas muito eficaz na oferta de conforto e autonomia aos pacientes durante as refeições.

Na ocasião, a auxiliar de enfermagem, Amanda Cristina Silva, compartilhou uma adversidade após identificar que alguns pacientes estavam aptos a se alimentarem sozinhos, porém não possuíam algo para apoiar, tendo assim que aguardar alguém da equipe.

“Por conta da demanda fica difícil conseguir alimentar todos ao mesmo tempo, além dos exames e intercorrências que atendemos todos os dias, então pensei que as bandejas individuais pudessem ajudar. Essa ação também facilita muito para nós profissionais da enfermagem, mas o principal é que o paciente fica mais confortável, além de receber o café mais rápido e quentinho, por exemplo. Os que não conseguem se alimentar, nós continuamos servindo da mesma maneira, oferecendo uma assistência cada vez melhor para todos”, disse Amanda.

A enfermeira supervisora da Universidade Corporativa, Aline Coatto, conta que no mesmo dia conversou com a responsável pelo departamento de Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Thaís Freire, para que a ideia fosse viabilizada. “É algo tão acessível, tanto pela disponibilidade dos objetos, quanto financeiramente. A Thaís nos atendeu e, de imediato, nos forneceu 42 bandejas para serem entregues às clínicas de internação. O material é ótimo para higienização, tem durabilidade, pois é feito de plástico rígido, além do suporte embaixo para que o paciente possa apoiar próximo ao corpo”.

Buscando beneficiar todos os usuários do serviço de saúde, Thaís explica que já iniciou o processo de compras para aquisição de mais bandejas. “Os apoios já foram entregues, mas ainda faltam algumas outras clínicas. Isso mostra o quão importante é a participação desses profissionais na evolução dos processos do hospital. A comunicação e o envolvimento de todos são fundamentais para que melhorias sejam feitas”.

SIPAT é realizada pela primeira vez em versão on-line

Pela primeira vez em sua história o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT – 2021) totalmente virtual. A programação inclui oito vídeos com duração que variam de 10 a 15 minutos, disponível a partir de link encaminhado aos colaboradores. A SIPAT do HSV tem início hoje, dia 23 e termina no dia 27.

A vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Carla Chiquetto, fala um pouco sobre o conteúdo das palestras. “Além dos temas obrigatórios, que devem ser tratados em nossa programação, procuramos inserir temas mais relevantes dentro de nossa realidade, com base no acompanhamento do último ano. Como por exemplo, os cuidados necessários com os perfurocortantes. Também inserimos conteúdos importantes para a segurança fora do trabalho, como em acidentes domésticos”, explica.

Todo o conteúdo foi produzido por meio de recursos internos e com o suporte de profissionais do próprio HSV, que conhecem de perto a realidade hospitalar. Além de reciclar o conhecimento e aprender um pouco mais, os participantes das palestras irão concorrer a brindes, dentre eles kits Natura, Boticário, vales-presentes, bolos, chocolates, kits diversos e até um micro-ondas.

Associação Maçônica faz doação para melhorias dos quartos

Nesta segunda-feira (23), o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, que visa revitalizar 72 quartos e banheiros do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo por meio da ajuda da iniciativa privada e de pessoas físicas, recebeu doação em dinheiro da Associação Maçônica de Jundiaí. A entrega foi formalizada pelo presidente da entidade, Robson Pirani, e pelo apoiador José Antonio Teixeira, durante encontro com o superintendente do HSV, Matheus Gomes, e a coordenadora de captação de recursos, Viviane Rasera.

O proJeto de revitalização dos quartos do hospital, que completará 120 anos no final de 2022, foi lançado em março de 2019. Até março de 2020, antes da pandemia Covid-19, parte dos quartos já estavam em operação totalmente revitalizados. Essa melhoria foi, e tem sido, essencial na assistência de pacientes acometidos pela Covid-19.

Durante a entrega da doação, os membros da Associação Maçônica elogiaram a iniciativa. Tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente os quartos já reformados e aqueles que ainda aguardam pela revitalização. Matheus falou sobre a história do HSV e projetos futuros. A iniciativa é uma necessidade que tem propiciado melhores condições de internação a todos que dependem de assistência em saúde em Jundiaí e região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.