Os dados do programa terceiro turno chegaram à marca de 2.279 atendimentos entre consultas, exames e cirurgias. Foram realizadas 108 cirurgias em pacientes que estavam há anos na fila de espera como a dona de casa Maria Aparecida dos Santos, que fez uma cirurgia ortopédica no Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) no ultimo final de semana e elogiou o atendimento: “fui muito bem atendida” . O autônomo Vanderlei também fez uma cirurgia no pé e fez questão de ressaltar: ‘vai desafogar muito pra quem está esperando”.
Foram 1.302 exames e 869 consultas. O programa foi lançado pelo governo estadual no último dia 23 de abril, exatamente para colocar fim à angústia de milhares de pacientes que aguardavam por procedimentos eletivos por dois anos ou mais. Na primeira etapa, o HGG e o CRER iniciaram o programa que desde de 4 de maio, conta com mais cinco hospitais e a Central de Laudos Gercina Borges Teixeira participando.
Segundo a determinação do governador José Eliton, o objetivo até dezembro é atender a mais de 7 mil cirurgias e 142 mil atendimentos num total de 11 hospitais que vão realizar os atendimentos eletivos. A oferta é de 18 especialidades consultas, 10 especialidades cirúrgicas, 13 tipos de exames de imagem num investimento de 100 milhões de reais.