Grand Round do Hospital Moinhos discute cânceres induzidos por vírus

Grande parte dos cânceres têm origem em fatores como tabagismo e maus hábitos alimentares. No entanto, essa doença também pode surgir a partir de infecções causadas por vírus. Por exemplo, os tumores de colo de útero e cabeça e pescoço, causados pelo papilomavírus humano (HPV) e os carcinomas hepatocelulares, que podem ser consequência das hepatites B e C.

O panorama dos cânceres induzidos por vírus, oportunidades de detecção, prevenção e tratamento dos pacientes será o centro dos debates do próximo Grand Round do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). A atividade, gratuita e aberta à comunidade, acontece na quarta-feira (30), a partir das 12h15.

O evento terá as palestras de Mariana Brait, professora e pesquisadora da Johns Hopkins University, da epidemiologista do Moinhos Eliana Wendland, e do chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Roithmann.

O câncer causado por vírus é foco de estudos desenvolvidos pela instituição, em parceria com a Johns Hopkins University. Em andamento desde o final de 2020, um dos projetos tem o objetivo de avaliar marcadores moleculares relacionados ao desenvolvimento de doenças associadas ao HPV, com ênfase no câncer de cabeça e pescoço na população brasileira em geral e em um grupo jovem — na faixa dos 16 aos 25 anos.

“Quando o câncer é detectado precocemente, existem mais chances de controlar a doença. Os esforços de pesquisa realizados em colaboração entre a Johns Hopkins Medicine e o Hospital Moinhos de Vento têm como objetivo avançar o conhecimento sobre características da população brasileira e criar oportunidades de desenvolver métodos inovadores (baseados em biópsia líquida) para o rastreamento e detecção precoce de alterações associadas ao tumor”, afirma Mariana Brait.

As inscrições para o Grand Round podem ser feitas no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.