Hcor integra especialidades em novo Núcleo de Cardio-oncologia

Durante a fase inicial de tratamento ou até mesmo após a cura do câncer, a chance de surgimento de cardiopatias é grande. Com o objetivo de prevenir e manejar essas complicações, o Hcor passa a contar com um Núcleo de Cardio-oncologia.

Liderado por especialistas treinados, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, o grupo atua de maneira integrada, abrangente e centrada no paciente, em diversas etapas do tratamento oncológico. Antes do início, por exemplo, é realizada uma avaliação para identificar o risco de toxicidades cardíacas das terapias contra o câncer.

Ao longo de toda a jornada, são utilizadas técnicas avançadas em ecocardiografia para detectar disfunções do coração ainda em estágios iniciais. Caso sejam diagnosticadas, existe a possibilidade de realizar intervenções minimamente invasivas ou cirurgias cardíacas adequadas ao momento do ciclo da terapia oncológica. Após a remissão do câncer, os profissionais fazem uma nova avaliação do risco cardíaco em longo prazo e continuam acompanhando o caso.

Além de oferecer uma assistência diferenciada ao paciente, o Núcleo de Cardio-oncologia do Hcor irá participar de pesquisas clínicas voltadas ao avanço do entendimento da especialidade e ao desenvolvimento de novas abordagens no tratamento, promover atualização e aprimoramento do corpo clínico e dos residentes e contribuir para a adoção de equipamentos e tecnologias de última geração voltadas ao cuidado da pessoa com câncer.

“Nosso objetivo com o núcleo é integrar duas das mais importantes especialidades de nosso hospital, diminuindo o impacto das doenças na vida dos pacientes, oferecendo o melhor atendimento, com o máximo de qualidade e excelência possíveis, fomentando também atividades de ensino e pesquisa”, diz o Dr. Gabriel Dalla Costa, superintendente médico do Hcor.

A equipe é composta pelos médicos:

  • Dra. Marina Bond, cardiologista clínica e cardio-oncologista
  • Dr. Marcel Pina, cardiologista clínico e cardio-oncologista
  • Dra. Claudia M. Rodrigues Alves, cardiologista clínica e intervencionista
  • Dr. Ricardo Pavanello, cardiologista clínico
  • Dr. Jairo Alves, cardiologista clínico e ecocardiografista
  • Dr. Jorge Koroishi, cardiologista clínico
  • Dra. Bruna Bononi, cardiopediatra

Outras informações sobre a importância de integrar as especialidades, os serviços oferecidos e agendamento de consultas estão disponíveis na página do Núcleo de Cardio-oncologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.