Higienização é de extrema importância para clínicas, consultórios e hospitais

Em todos os ambientes onde é exercida a medicina, a ação de limpeza e desinfecção, com o uso de técnicas, produtos e equipamentos recomendados é essencial. Comprovadamente, ambientes limpos evitam a proliferação e o contágio por vírus e bactérias e garantem a manutenção da saúde e o bem-estar de todos os que atuam nas instituições, além dos pacientes e familiares.

Por isso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) traz algumas informações a respeito dos procedimentos, equipamentos e produtos químicos indicados para estes ambientes e suas superfícies.

A Associação reforça ainda que os hospitais têm que dar especial atenção para a limpeza de áreas consideradas críticas e de grande risco, como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), salas de cirurgia, lavanderias, prontos-socorros e outros.

Dicas para a higienização adequada

A limpeza correta deve seguir uma sequência padrão para manutenção do ambiente, empregando técnicas adequadas, produtos e equipamentos, indica a Abralimp. Abaixo, você confere algumas considerações importantes da limpeza profissional.

  • Nos balcões/bancadas do consultório, clínica ou hospital a superfície deve ser higienizada com frequência;
  • A limpeza e a desinfecção devem acontecer em um único sentido, nunca em movimentos circulares ou de vai e vem para evitar espalhar a contaminação sobre a superfície;
  • Recomendamos a contratação de uma empresa de limpeza especializada ou mesmo profissionais treinados e capacitados para tanto;
  • Itens de higiene pessoal, como álcool em gel e outros, devem ser fornecidos aos pacientes e visitantes;
  • É importante que sejam utilizados sempre os produtos de limpeza notificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No caso dos desinfetantes, é necessário que o produto esteja devidamente registrado na Anvisa.

Novidades e soluções em limpeza

A maior feira e produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, a Higiexpo 2022, a ser realizada de 9 a 11 de agosto, apresentará as principais inovações em produtos, máquinas, equipamentos e empresas especializadas em prestação de serviços de limpeza para ambientes médico-hospitalares.

Os expositores mostrarão diversas soluções em produtos saneantes para limpeza e desinfecção das mais variadas superfícies e artigos, sabonetes antissépticos e soluções para assepsia e antissepsia das mãos, máquinas para limpeza e polimentos de pisos, mops codificados por cores para minimizar contaminações cruzadas entre ambientes, carros funcionais para transporte e acondicionamento de equipamentos e acessórios utilizados no processo de higienização hospitalar, tecnologias em sistemas e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.