Hospitais devem investir em processos de limpeza

Quando se trata de limpeza e higienização de ambientes hospitalares, nem sempre é dada a devida importância ao assunto, o que pode contribuir para o aumento do nível de contaminação, um dos mais graves problemas relacionados à assistência à saúde.

Para Diego Matias Guedes de Paulo, coordenador nacional de vendas da TTS, que oferece soluções para limpeza profissional, os hospitais precisam executar processos e fluxos com maior controle para reduzir a possibilidade de risco de contaminação cruzada entre ambientes. “A cultura da limpeza no Brasil não está evoluída como em outros países, com isso, mesmo em hospitais vemos muitos processos domésticos”, aponta.

Ele diz que o mercado costuma aplicar, desnecessariamente, grandes recursos na aquisição de insumos utilizados na limpeza, principalmente em produto químico e água. “Além disso, a mão de obra é inferior à de outros países e falta atenção dos profissionais às normas exigidas pela Anvisa”, acrescenta.

Esses entraves poderiam ser revolvidos através de uma padronização com exigência mínima na técnica de limpeza; capacitação e remuneração diferenciada para o segmento de saúde; desenvolvimento de uma cultura sobre indicadores métricos e desempenho; e maior fiscalização sobre os procedimentos exigidos. “Vale lembrar que mesmo com alto comprometimento do setor, é necessário maior envolvimento de todos os participantes da cadeia, desde o fornecedor até o usuário final”, salienta.

Produtos e serviços

O portfólio da TTS possui diversas soluções para atender o segmento de saúde, conforme a exigência financeira ou técnica do cliente. As principais estão voltadas para utilização da microfibra, devido ao alto poder de captação (com laudo microbiológico), maior durabilidade em relação aos mops tradicionais e possibilidade de lavagem com alta temperatura para descontaminação. Os sistemas possuem laudo que demonstra  atendimento às normativas 17 e 32, sobre ergonomia e segurança ao trabalho.

Na parte de carros multifuncionais, a empresa realiza trabalhos personalizados: a linha é modular e montada conforme a área e o processo que o cliente realiza. “Queremos mostrar ao mercado que a limpeza também faz parte do seu negócio e pode influenciar em sua lucratividade”, acrescenta Diego.

Segundo ele, a tecnologia empregada pela empresa se inicia na engenharia do produto, com o objetivo de gerar eficácia na limpeza, agregando ergonomia ao usuário, passando pela qualidade da matéria-prima, dos moldes utilizados na injeção plástica e na confecção dos refis para garantir alta durabilidade.

A mais recente novidade da marca no mercado nacional é o sistema Dosely, um aplicador de solução química (produto químico de pronto uso) que impregna o refil no momento da limpeza e pode atender diversas necessidades de tamanho da área ou tipo de limpeza, concorrente ou terminal, eliminando a necessidade de balde e de torção de mop/pano.

Como vantagens, proporciona redução da solução química em até 70%, tem conceito sustentável por não haver descarte da substância, além de gerar condição ergonômica confortável ao usuário, aumentando sua produtividade em até 30%.

Em termos de serviços, a TTS oferece formação contínua com treinamento operacional para utilização e conservação dos equipamentos com emissão de certificados; vistoria e manutenção in loco; consultoria técnica para novas soluções; e testes práticos com medição de resultados para gerar segurança antes da aquisição.

Para 2018, a empresa tem alta expectativa de negócios, não só devido à melhoria no cenário econômico, que influencia nas decisões dos investidores, mas também em razão da demanda reprimida no segmento de saúde, tanto na administração pública como na privada. “A continuidade da transferência de verbas ao segmento hospitalar na área pública é de suma importância para suprir não só as necessidades básicas de atendimento, como também gerar melhorias na qualidade e segurança ao usuário. Por isso teremos expansão na equipe, participação em eventos do segmento – como na feira Hospitalar e em diversos simpósios –, além do lançamento de soluções durante o ano”, completa Diego.

 

www.ttsbrasil.com.br l (11) 4612-0722

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.