Hospital Amaral Carvalho é destaque em atendimento a ostomizados

O Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), foi considerado pela empresa dinamarquesa Coloplast, fornecedora de kits de colostomia para unidades de saúde do mundo todo, um dos destaques em quantidade de atendimentos e qualidade nos serviços prestados a pacientes ostomizados. Entre 10 hospitais que mais realizam atendimentos a pacientes com essas condições médicas, o HAC ficou em primeiro lugar no ranking.

Segundo a enfermeira e estomaterapeuta Karina Castilho Slompo, responsável pelo Ambulatório de Estomia do HAC, há aproximadamente um ano a instituição firmou com a Coloplast uma parceria na qual está previsto o fornecimento de kits de materiais de colostomia a todos os pacientes ostomizados atendidos no Amaral Carvalho, no momento de sua alta hospitalar. “Nosso serviço oferece suporte a todos esses pacientes, desde a internação até a alta, momento em que eles recebem para levar para casa um kit da empresa, além de orientações de como utilizá-lo. Na embalagem há ainda um número de telefone, o 0800, para o qual eles e/ou familiares e cuidadores podem ligar para tirar possíveis dúvidas sobre sua utilização. Por sua vez, a Coloplast entra em contato com todos eles para checar o nível de satisfação, tanto do material quanto do atendimento oferecido pelo HAC”, explicou Karina.

Os kits de colostomia são fornecidos gratuitamente pela rede pública de saúde a todos os ostomizados, mas, para isso, os usuários precisam enfrentar um certo processo burocrático. “Para não ficarem desamparados enquanto esperam o recebimento das bolsas coletoras de urina e fezes da rede pública em seus municípios de origem, o HAC oferece esse suporte, distribuindo para cada um deles um kit Coloplast, no momento que saem o hospital”, afirmou Karina.

Segundo Alessandra Garcia, gerente de marketing da empresa, a Coloplast Ativa é um programa dedicado a melhorar a qualidade de vida das pessoas ostomizadas. Presente no Brasil desde 2002, tem como objetivo dar suporte ao paciente, desde o procedimento pós-cirúrgico, através de um treinamento educacional de um enfermeiro capacitado e qualificado, e durante toda sua vida, por meio da Central Ativa de Atendimento à Distância, composta por profissionais de saúde que auxiliam o paciente com orientações de como viver bem com ostomia.

Em um ano de parceria, a Coloplast ofereceu 375 kits e colaborou com a adaptação de recém-ostomizados. “A Coloplast tem como missão facilitar a vida de pessoas com necessidades intimas de saúde, e nós queremos melhorar o padrão de cuidado e acreditamos que isso começa com nosso Programa Ativa. Estamos muito felizes em poder colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos ostomizados da cidade de Jaú”, comenta Alessandra Garcia.

Redação

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