Hospital Anchieta recebe Selo UTI Eficiente 2019

313

Pelos bons resultados clínicos com alocação eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos internados, a Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Anchieta, de Brasília (DF), recebeu o Selo UTI Eficiente 2019.

O reconhecimento é concedido pela Epimed Solutions, especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, que avalia Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de todo o país. Em março deste ano, a UTI Adulto do Anchieta já havia recebido o Certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho emitido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions, que atesta a eficiência dos serviços prestados nas UTIs.

Segundo o coordenador médico da UTI Adulto do Hospital Anchieta, Dr. Rubens Ribeiro, o Selo é mais um reconhecimento do trabalho que a equipe técnica desenvolve com excelência. “Esse Selo mostra que nós temos uma boa eficiência com os recursos que dispomos, não desperdiçamos. A análise é feita na predição dos recursos existentes e na taxa de mortalidade pela gravidade dos pacientes internados. E nós temos uma taxa de utilização abaixo daquilo que é considerado como uma super utilização, ou seja, temos feito uma boa gestão”, explica Dr. Rubens Ribeiro.

O hospital agora vai buscar um nível maior de certificação, e de acordo com Dr. Rubens, a qualidade do trabalho se mantém diariamente. “O nosso objetivo é reduzir ainda mais a utilização de recursos para produzir o mesmo resultado que a gente tem hoje, a fim de que no futuro nós possamos receber o Selo de Top Performance, ou seja, os hospitais que têm melhor gestão sobre os seus recursos utilizados e os seus desfechos”, afirma o coordenador.

Selo

O Selo UTI Eficiente é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que apresentaram boa eficiência no ano anterior, de acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo Sistema Epimed Monitor. Este ano, 169 unidades foram reconhecidas com o Selo dentre as mais de 800 que foram analisadas.

UTI Adulto

Com infraestrutura projetada para atender de forma humanizada o paciente/hóspede, o familiar e o profissional de saúde, a equipe desenvolve ações e projetos que impactam positivamente no processo de recuperação do paciente. O espaço conta com acesso 24h aos acompanhantes, para que o paciente tenha sempre a presença de alguém do seu convívio, dando apoio e conforto em tempo integral, o que proporciona mais segurança e benefícios para o tratamento.

Deixe seu comentário