Hospital carioca é reconhecido como centro de referência no tratamento do AVC isquêmico

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), do Rio de Janeiro (RJ), acaba de se tornar o mais novo integrante do Programa Angels, iniciativa internacional voltada à qualificação de profissionais de saúde para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. O hospital concluiu, com sucesso, a implantação do Programa na unidade e passa a fazer parte de uma rede formada por 150 hospitais no Brasil e mais de 2.800 no mundo. A certificação foi entregue no dia 26 de outubro aos responsáveis pela adoção do protocolo de AVC, os chefes do serviço de Neurologia, Alexandre Hatum, e do Pronto Atendimento (PA), a cardiologista Ana Flávia Cassini.

O AVC é a segunda causa de morte e incapacidade em todo o mundo. “O impacto nos indivíduos, nas famílias e na sociedade é incalculável. Ter concluído a implementação do Projeto Angels é mais um passo que damos na busca pela excelência no tratamento agudo do AVC e demonstra como o hospital está comprometido em tratar da melhor maneira possível esta doença. O HSVP sempre teve a tradição de prezar pela qualidade e é com muito orgulho que podemos dizer que o paciente que chega à nossa emergência com AVC irá receber o mesmo tratamento que é oferecido nos centros de referência de todo o mundo”, destaca Hatum.

Ana Flávia explica que o projeto existe na América Latina desde 2018, como forma de reconhecer o comprometimento de profissionais e hospitais com o atendimento ao AVC, estimulando uma cultura de monitoramento de indicadores. O Programa Angels classifica os hospitais como ‘prontos para o atendimento do AVC’ – quando contam com a estrutura mínima e fazem o acompanhamento de dados. “Agora que estamos inseridos no Programa, passaremos a ter nossos números monitorados, assim como os demais centros. Isso é fundamental para que possamos identificar possíveis gaps no atendimento, além de comparar os resultados com os de outras instituições que atuam na mesma região e até em outras partes do mundo. A partir dessa análise, todos podem incrementar seus processos, o que vai resultar em melhores resultados para seus pacientes”, afirma. Os centros participantes do Programa Angels são acompanhados e aqueles que obtêm os melhores desempenhos são classificados em ouro, platina e diamante.

Protocolo de AVC

“Iniciamos esse trabalho em julho de 2019, logo que assumi a coordenação médica do PA. Nos reunimos com o Dr. Hatum e montamos o time AVC, que é formado por todo o serviço médico do Pronto Atendimento, da Neurologia, da Neurocirurgia Intervencionista, da Radiologia e de lideranças da enfermagem”, destaca Ana Flávia.

The Angels Initiative é um projeto internacional da Boehringer Ingelheim voltado para treinamento e capacitação de profissionais envolvidos no atendimento a pacientes de AVC, iniciativa desenvolvida em nível mundial e que conta com a parceria da European Stroke Organization (ESO), a World Stroke Organization (WSO), a Stroke Alliance for Europe (SAFE), entre outras sociedades, empresas e instituições de saúde.

Este trabalho é realizado a partir de visitas de representantes do programa que avaliam o serviço prestado pela unidade de saúde e contribuem para definir as melhores estratégias para a assistência. Ana Flávia conta que antes de implementar o novo protocolo, houve 3 meses de treinamentos intensivos para toda a equipe. “Efetivamente, o protocolo de trombólise de AVC isquêmico entrou em vigor em novembro de 2019. Desde então, nosso hospital vem mudando positivamente o desfecho e a perspectiva de vida dos pacientes que sofrem AVC isquêmico e que antigamente tinham que conviver com as mais variadas e incapacitantes sequelas”, frisa.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.