Hospital São Francisco na Providência de Deus é avaliado pela Anvisa com adesão total às Práticas de Segurança do Paciente

O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na Tijuca (RJ), acaba de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, a certificação de Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Esse reconhecimento se deu após a avaliação realizada pela equipe técnica da Coordenação de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Anvisa, que concedeu 21 pontos ao HSF, o que equivale dizer que o hospital atendeu a 100% dos protocolos ao programa de Segurança do Paciente preconizados pelo Ministério da Saúde. “Este resultado é ainda mais expressivo que o alcançado no ano anterior e mostra o real comprometimento e dedicação de nossas equipes com a excelência e qualidade no atendimento. Para os nossos pacientes, representa maior credibilidade e confiança nos nossos serviços”, frisa o diretor geral do HSF, Frei Isaac Prudêncio.

Na opinião da coordenadora de Qualidade do Hospital, Thayana Akamine, o resultado revela a mudança de cultura dentro da unidade. “Estamos cada vez mais engajados na melhoria contínua dos processos e da nossa assistência. Estamos caminhando e conquistando metas cada vez mais desafiadoras”, comemora. Thayana explica que as capacitações referentes aos protocolos básicos de segurança do paciente acontecem mensalmente, o que auxilia na conscientização e na melhoria dos indicadores da qualidade. Além dos treinamentos e do monitoramento dos indicadores, a implantação de um projeto de auditoria auxiliou na garantia de melhores resultados. “Iniciamos esse ano um trabalho focado nas práticas de segurança do paciente, com o objetivo de motivar e sensibilizar as equipes quanto à adesão aos protocolos”, afirma Thayana.

Todo esse esforço tem como objetivo a prevenção de incidentes relacionados à assistência à saúde e a reduzir os riscos a que o paciente pode estar sujeito durante o período de internação ou atendimento em uma instituição de saúde, como erros de identificação ou de medicação.

A adesão às boas práticas reduz o risco dos chamados eventos adversos e aumenta a segurança do paciente e das equipes. Com o bom resultado, o HSF irá figurar, pela segunda vez, na Lista de Hospitais com Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente, encontrada no portal da Anvisa.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.