Hospital das Clínicas de Marília cria jogo de tabuleiro da Sala de Situação

40

O HCFAMEMA – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (SP) apresentou na manhã da terça-feira (13), em cerimônia oficial por webconferência, o Jogo de Tabuleiro da Sala de Situação, desenvolvido pela Gerência de Gestão Planejamento e Avaliação (GGPA) como um “case” de gestão e planejamento hospitalar.

O jogo simula as decisões que um gestor de hospital precisa tomar no planejamento para o enfrentamento da Covid-19, monitorando o número de casos confirmados e o ambiente hospitalar, além de gerir os recursos disponíveis para poder atender adequadamente os pacientes que necessitam de intervenção médica para tratar os sintomas do novo Coronavírus, o Sars-CoV-2.

Os jogadores precisam fazer o planejamento e a gestão de crise, conforme faz a Sala de Situação do HCFAMEMA, um grupo de profissionais e diretores que se reúnem periodicamente para definir as estratégias de ação do hospital conforme avança ou se altera o estágio da pandemia.

“Eu pensei em criar o jogo quando percebi tudo que estava envolto a esse processo complexo de planejamento e gestão de crise que estamos vivenciando. É a possibilidade de se vivenciar essa experiência em um ambiente sem riscos (que nos permite errar), aprender com erros e gerar aprendizados para os jogadores”, disse o idealizador e desenvolvedor do jogo, Marcos Henrique de Jesus, Diretor Técnico responsável pela Gerência de Gestão Planejamento e Avaliação.

Segundo ele, o jogo promove o desenvolvimento de habilidades, como o pensamento crítico e a tomada de decisões dos gestores do HCFAMEMA e também de outras instituições de saúde e ensino, podendo disseminar uma cultura de desenvolvimento profissional através de uma ferramenta lúdica e de lazer.

O jogo de tabuleiro da Sala de Situação do HCFAMEMA foi desenvolvido em uma versão física e uma digital, totalmente gratuita, disponibilizada em uma plataforma online podendo ser jogado através do link: cutt.ly/jogosaladesituacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

17 − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.